Notícias Volvo dá novos nomes e mais potência aos elétricos XC40 e C40

Apresentação

Volvo dá novos nomes e mais potência aos elétricos XC40 e C40

Além da mudança de nomes das variantes 100% elétricas do XC40 e do C40, a Volvo anunciou mais algumas novidades. Fique a conhecê-las.

Volvo EC40 e EX40
© Volvo

Mudar o nome de um modelo a meio do seu ciclo de vida não é habitual, mas por vezes acontece e é o que a Volvo acabou de fazer aos seus elétricos XC40 Recharge e C40 Recharge.

A partir de agora vão-se chamar, respetivamente, EX40 e EC40, e vão iniciar a sua comercialização em Portugal a partir de 29 de fevereiro.

A marca sueca justifica a decisão com a necessidade de padronizar o nome dos seus modelos elétricos, adotando designações enquadradas com os modelos recentemente lançados EX30, EX90 e EM90. Contudo, a designação XC40 continuará a existir, mas passa apenas a identificar as versões com motores de combustão.

Quanto à designação “Recharge”, que identificava as versões elétricas e híbridas plug-in, vai desaparecer na totalidade. As versões híbridas plug-in vão ser identificadas apenas pelas designações “T6” e “T8”, indicativos dos níveis de potência.

Desta forma, a Volvo uniformiza a nomenclatura de toda a sua gama elétrica — cinco modelos a partir deste ano —, tornando mais fácil de distinguir entre elétricos e híbridos.

Ainda mais potência

Para além dos novos nomes, a Volvo apresentou também um novo pacote opcional para as versões Twin Motor dos EX40 (antigo XC40 Recharge) e EC40 (antigo C40 Recharge), que promete mais potência: o Perfomance Software Pack.

Este aumenta a potência em 25 kW (34 cv) — passa dos 300 kW (408 cv) para os 325 kW (442 cv) —para uma aceleração mais rápida, assim como traz uma nova calibração do pedal de acelerador e um modo de condução “Performance” que «desbloqueia» todos os 325 kW.

O pack vai estar disponível no momento de encomenda do carro e/ou através da aplicação Volvo Car — para modelos que foram adquiridos antes de 2024.

Há mais novidades na gama Volvo

Ainda em respeito ao «duo elétrico» — EC40 e EX40 —, a autonomia aumentou para até 583 km e 576 km, respetivamente, sempre no ciclo WLTP.

Também os maiores XC60 e XC90 receberam algumas atualizações mecânicas. As variantes B5, a gasolina mild-hybrid, contam agora com uma motorização mais eficiente, estimando-se que as emissões de CO2 reduzam cerca de 4% no caso do XC60 e cerca de 2% no caso do XC90 (ciclo WLTP).

Leia também: Volvo Portugal teve 2023 “histórico”. Os números no nosso país

Por fim, a Volvo apresentou ainda uma edição especial para os modelos EX40, EC40 e XC40, a que chamou de Black Edition.

Previsivelmente, destaca-se a pintura preta ónix, com jantes de 20” em preto brilhante, e duas opções de interior (microtech e carvão têxtil).

Atualização a 22 de fevereiro: Foi adicionada a data de início de comercialização em Portugal.

Sabe esta resposta?
O que significa a sigla WLTP?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

WLTP. Tudo o que precisa de saber sobre o novo ciclo de consumos e emissões