Notícias Caixa negra e outros equipamentos. Dacia já alterou modelos para cumprir regras da UE

Apresentação

Caixa negra e outros equipamentos. Dacia já alterou modelos para cumprir regras da UE

A Dacia atualizou toda a sua gama para 2024, onde se destaca o reforço expressivo nos sistemas de segurança; mas há mais novidades.

Dacia Sandero Stepway beje 2024 dianteira
© Dacia

A Dacia atualizou os Sandero, Sandero Stepway, Jogger e Logan para 2024, indo ao encontro das exigências do novo Regulamento Global de Segurança (GSR II) da União Europeia (UE).

As novas regras começaram por afetar apenas os novos modelos lançados desde julho de 2022, mas a partir do próximo dia 7 de julho, todos os automóveis novos em comercialização terão de as cumprir.

Foi também uma das principais razões que levou à remodelação profunda do Spring, o modelo 100% elétrico que já pudemos ver ao vivo em França:

Que sistemas de segurança foram adicionados?

O novo regulamento implica, entre outros, que os automóveis novos passem a ter de série mais e novos equipamentos de segurança, com alguns deles a terem gerado alguma controvérsia. Por exemplo, a adição de uma «caixa negra» e o limitador de velocidade.

Para cumprir os novos requisitos, a Dacia teve de introduzir nos seus modelos os seguintes equipamentos:

  • Registo de dados em caso de acidentes (caixa negra);
  • Pré-instalação Alcoolímetro;
  • Detetor de Sonolência e Distração;
  • Câmara traseira ou sistema de deteção;
  • Assistente de manutenção na via de rodagem;
  • Travagem autónoma de emergência;
  • Sistema de Paragem de Emergência;
  • Zona de impacto da cabeça alargada para peões e ciclistas, e vidro de segurança;
  • Assistente inteligente de velocidade;
  • Proteção dos ocupantes — impactos contra poste.

A gama 2024 da Dacia passa a ter um número maior de Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS) e ganha também com novas funcionalidades.

Mais completo e mais simples

Os modelos Sandero, Sandero Stepway, Jogger e Logan — que se vai estrear esta primavera em Portugal — passam a estar equipados com um botão “My safety” (minha segurança) localizado no painel de instrumentos. Este permite ao condutor desativar determinados assistentes a qualquer altura da viagem, desde que o veículo se encontre ligado.

Dacia Logan preto 2024, dianteira 3/4
© Dacia Terceira geração do Dacia Logan vai chegar pela primeira vez a Portugal na primavera de 2024

Para além disso, todos a gama Dacia 2024 passam a estar «equipados» com um código QR Rescue no para-brisas e no vidro traseiro. Através deste, qualquer pessoa consegue ter acesso a toda a informação necessária para responder de forma eficaz a uma emergência.

O manual do utilizador de 400 páginas deixa de estar presente. Este tem agora uma versão digital que pode ser acedida através da aplicação My Dacia ou do código QR que está impresso no novo guia rápido, que tem apenas 32 páginas. A versão detalhada em papel do manual do utilizador continua a poder ser encomendada, caso o deseje.

Os modelos atualizados vêm ainda equipados com portas USB-C à frente de série e, opcionalmente, também podem ter atrás.

O Jogger HYBRID 140 estreia ainda uma nova função E-SAVE, que pode ser utilizada para definir um nível de carga alvo para a bateria do qual não baixará, com o objetivo de poupar energia para usar mais tarde na viagem.

Para quando?

As encomendas dos atualizados Dacia Sandero, Sandero Stepway, Jogger e Logan 2024 está prevista para a primavera de 2024.

Sabe esta resposta?
De acordo com o novo regulamento da UE, é obrigatória a existência de Alcoolímetro no carro?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Alcoolímetro no carro. Como vai funcionar este novo dispositivo?