Notícias Depois do elétrico vem o híbrido. Novo Fiat 600 Hybrid já tem preços

Preços

Depois do elétrico vem o híbrido. Novo Fiat 600 Hybrid já tem preços

Depois da versão 100% elétrica, o Fiat 600 recebeu uma variante híbrida com motor a gasolina. Só chega em junho, mas já sabemos os preços.

Fiat 600 Hybrid 3/4 de frente
© Fiat

Depois da versão 100% elétrica, o Fiat 600 vai receber uma versão alternativa, com motor de combustão, denominada 600 Hybrid.

Tal como acontece com o Fiat 600e — que está agora a chegar ao mercado —, também este 600 Hybrid vai contar apenas com duas versões: uma versão base, que assinala a entrada da gama e uma versão de topo, denominada La Prima.

Na base do Fiat 600 Hybrid estará a mesma motorização mild-hybrid que chegou recentemente ao Jeep Avenger e que já serve outras propostas da Stellantis, como o Peugeot 2008 ou o Opel Corsa.

Junta um motor a gasolina de 1,2 litros turbo, com 100 cv e 205 Nm, a um pequeno motor elétrico, que surge integrado na caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidades (a única disponível).

O motor elétrico é capaz de gerar 21 kW (29 cv) e 55 Nm, e ajuda a melhorar o desempenho do Fiat 600 Hybrid, sendo alimentado por uma bateria de 48 V com 0,9 kWh de capacidade. Fique a conhecer este sistema em detalhe, que foi estreado pela Peugeot:

Como funciona?

De acordo com a marca transalpina, este sistema vai permitir que o 600 Hybrid seja capaz de circular com o motor térmico desligado a velocidades inferiores a 20 km/h. E desde que haja carga suficiente na bateria, este pequeno SUV vai arrancar sempre em modo 100% elétrico.

Fiat 600 Hybrid de perfil
© Fiat

Em movimento, sobretudo em cidade, a autonomia em modo 100% elétrico consegue inclusive superar um quilómetro. Pode parecer pouco, mas não é para um sistema mild-hybrid de 48 V, que habitualmente nem sequer costuma dispensar a utilização do motor térmico com o carro em movimento.

A somar a isto, quer em descidas quer nas desacelerações, o sistema será capaz de aproveitar a energia regenerada para ir carregando a bateria.

A NÃO PERDER: Vem aí o Abarth mais potente de sempre

Contas feitas, a Fiat garante que será possível reduzir o consumo de combustível em cerca de 15% quando comparado com uma unidade térmica semelhante sem o auxílio de um sistema como este.

Fiat 600e tabliê
© Fiat

Quanto vai custar?

O novo Fiat 600 Hybrid só chegará ao mercado nacional em junho, mas já pode ser encomendado.

Os preços começam nos 24 000 euros para a versão base e nos 29 000 euros para a variante La Prima, que tal como já acontece com o Fiat 600e 100% elétrico, assinala o topo da gama do modelo.