Notícias Agora é mesmo a sério. Volvo diz adeus aos motores Diesel

Indústria

Agora é mesmo a sério. Volvo diz adeus aos motores Diesel

A Volvo acaba de anunciar que vai deixar de produzir motores Diesel já em 2024. Em Portugal, no entanto, os planos são mais ambiciosos.

© Volvo

A Volvo Cars continua a sua missão de se tornar numa empresa 100% sustentável até ao ano 2040. Por essa razão, já no início de 2024, a produção de motores Volvo Diesel vai chegar ao fim.

Até ao ano 2030, a Volvo Cars deseja comercializar apenas automóveis 100% elétricos, tal como acaba de relembrar durante a Climate Week de Nova Iorque.

Além disso, a Volvo já não efetua qualquer investimento relacionado com o desenvolvimento ou atualização de motores de combustão (gasolina ou Diesel) desde o final de 2022, tal como também referiu.

Volvo EX30 - frente a carregar
© Volvo Cars

Apesar de tudo isto, no entanto, há planos são ainda mais ambiciosos no que diz respeito ao mercado nacional. Em vez de esperar até ao ano 2030, a Volvo Cars Portugal já anunciou que em 2027, todos os novos modelos da marca comercializados em solo nacional já vão ser 100% elétricos. Ou seja, três anos antes dessa meta ser alcançada a nível global.

Tal como referido por Jim Rowan, o CEO da Volvo Cars, “os sistemas elétricos são o futuro e muito superiores aos motores de combustão. Geram menos ruído, menos vibrações, têm custos de manutenção inferiores para os nossos clientes e não geram qualquer tipo de emissões poluentes.”

O diretor executivo da marca adianta ainda que “estamos totalmente concentrados na criação de um vasto portfólio de automóveis premium, totalmente elétricos, que cumprem tudo o que os nossos clientes esperam de um Volvo e são uma parte fundamental da nossa resposta às alterações climáticas.”