Notícias Suzuki Swift não foi esquecido. Nova geração chega em 2024

Antevisão

Suzuki Swift não foi esquecido. Nova geração chega em 2024

A Suzuki levou diversas novidades até ao salão de mobilidade japonês, incluindo o seu primeiro SUV 100% elétrico e a nova geração do Swift.

Suzuki Swift 3/4 frente
© Suzuki

A edição deste ano do Salão de Tóquio — Japan Mobility Show — está a poucas semanas de abrir as portas e as começam a ser conhecidas várias novidades. A Suzuki não é diferente e vai mostrar várias novidades, destacando-se a nova geração do Swift.

Pode estar ainda identificado como concept, mas de concept pouco ou nada tem. Visualmente, o novo Suzuki Swift mantém um formato muito aproximado da geração atual, mas com evidentes novidades estilísticas.

A secção dianteira, por exemplo, mostra uma nova face (nova grelha e faróis) e um capô em «concha». E na traseira também há novos grupos óticos. De notar o posicionamento do puxador da porta traseira, que deixa de estar junto do pilar C e assume uma posição mais tradicional.

Suzuki Swift 3/4 traseira
© Suzuki

Por entre as coisas que não se conseguem ver, a Suzuki fala em novos sistemas de ajuda à condução e a adição de novos equipamentos de segurança. Entre eles, o sistema de monitorização do condutor.

No habitáculo, também há sinais de evolução, mas não de revolução. A instrumentação continua a ser analógica, por exemplo, mas há um novo monitor no topo do tabliê com dimensões mais generosas. Os comandos da climatização mantêm os comandos físicos, tal como os comandos existentes no volante.

Suzuki Swift interior
© Suzuki Interior do novo Suzuki Swift

Ao nível das motorizações prevê-se que recorra a evoluções das atuais, otimizadas para melhores consumos e emissões.

Quanto ao Swift Sport, a variante mais desportiva ainda não foi confirmada, mas tudo aponta para que venha a fazer parte da nova geração. Chega à Europa em 2024.

Aposta na eletrificação a nível global

O outro grande destaque é o Suzuki eVX, que está a ser anunciado como o primeiro automóvel 100% elétrico destinado a um mercado global, incluindo a Europa.

Revelado inicialmente como concept na Auto Expo 2023, que decorreu na Índia, agora no Salão de Tóquio veremos um novo protótipo, mais próximo da versão final de produção.

Conta com um formato de um crossover compacto e segundo a Suzuki, vai continuar a apostar nos sistemas de tração às quatro rodas, agora com controlo eletrónico.

Segundo as (poucas) informações disponíveis, o eVX tem 4,3 m de comprimento e 1,8 m de largura — dimensões similares às do S-Cross. A altura da carroçaria ascende a 1,6 m. Não foram avançadas especificações sobre a cadeia cinemática elétrica, com o único detalhe referido a ser a autonomia máxima em torno dos 500 km.

Mobilidade para todos

De resto, a Suzuki vai levar ao Salão de Tóquio mais novidades destinadas ao mercado japonês, como novos kei cars, assim como outras destinadas às duas rodas e soluções de mobilidade.

Nem sequer falta um modelo à escala de um «carro voador» e uma solução de mobilidade com quatro patas, além de rodas, para ultrapassar obstáculos como degraus. Destaque ainda para novas motorizações elétricas para embarcações.

Suzuki eWX Mini Wagon
© Suzuki Suzuki eWX antecipa um futuro kei car 100% elétrico com autonomia máxima prevista de 230 km

Nas duas rodas, destaque para as novas versões da scooter Burgman. Uma equipada com um motor 100% elétrico e outra a hidrogénio, estando esta última ainda em fase de desenvolvimento.