Notícias Vem aí uma «super carrinha» BMW M3 CS Touring com 550 cv

Antevisão

Vem aí uma «super carrinha» BMW M3 CS Touring com 550 cv

A versão CS vai mostrar a derradeira visão da BMW M para a carrinha M3 Touring. Deve chegar em 2025 e será limitada a menos de 2000 unidades.

A BMW já está a trabalhar numa versão CS da nova M3 Touring, que pode chegar ao mercado em 2025 com uma produção limitada a menos de 2000 exemplares.

A informação é avançada pelo portal especializado BMW Blog, que garante que a receita usada será exatamente a mesma que está na base do M3 CS (G80) e do M4 CS (G82), que deverá ser revelado em breve.

O mesmo é dizer que a carrinha BMW M3 CS Touring vai contar com vários elementos exteriores em fibra de carbono, um pacote aerodinâmico mais agressivo e claro, mais potência.

© Razão Automóvel A versão CS terá por base a BMW M3 Competition Touring

Ainda mais potência

Se a BMW M3 Competition Touring entrega 510 cv de potência, a versão CS deve chegar aos mesmos 550 cv do BMW M3 CS (G80), ainda que o binário máximo do bloco com seis cilindros em linha, biturbo, com 3.0 litros de capacidade, permaneça fixado nos 650 Nm.

A NÃO PERDER: BMW M3 CS. Mais leve, mais potente, mais tudo

E por falar em binário, importa dizer que ele será enviado às quatro rodas através de uma caixa automática M Steptronic de oito velocidades (com repartidor de binário), tal como acontece com a M3 Competition Touring que vai servir de base a esta futura versão Competition Sport (CS).

Quanto às performances, é bom recordar que o M3 CS (G80) berlina é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4s e atingir os 302 km/h de velocidade máxima. Pelo que não será de estranhar se a carrinha M3 CS Touring conseguir acompanhar estes registos.

BMW M3 CS spoiler
© BMW A sigla CS nos modelos da BMW M significa duas coisas: mais potência e menos peso

Recorde-se que a BMW M3 Competition Touring atual precisa de 3,6s para cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h e está limitada, de série, aos 250 km/h de velocidade máxima.

O que esperar?

A somar ao aumento de potência e ao incremento ao nível das performances, a versão CS da BMW M3 Touring deve receber as mesmas modificações no chassis e na direção que vimos no M3 CS berlina, ao mesmo tempo que vai contar com um camber das rodas distinto, barras estabilizadoras mais rígidas e uma suspensão mais firme.

Quanto aos travões, a M3 CS Touring deve contar de série com aquilo que a BMW denomina de M Compound, que consiste em discos de duas peças onde o disco é em aço e a peça central é em alumínio. Porém, de forma opcional vai ser possível contar com discos carbocerâmicos.

BMW M3 CS motor
© BMW O bloco de seis cilindros em linha com 3.0 litros que vamos ver na carrinha M3 CS Touring será exatamente o mesmo que encontramos no BMW M4 CSL

E falta falar do peso. É que face a um M3 Competition o M3 CS é 34 kg mais leve, pelo que na futura carrinha M3 CS Touring também devemos assistir a uma rigorosa dieta.

Mais agressiva do que nunca

A M3 CS Touring só vai ficar completa graças a uma imagem exterior mais agressiva, marcada por vários elementos visuais únicos e por diversos componentes em fibra de carbono.

BMW M3 CS grelha
© BMW Tal como o M3 CS berlina, a versão Touring também vai apresentar uma grelha dianteira com molduras em vermelho. E claro… muita fibra de carbono

Destaque para o duplo-rim dianteiro, que vai contar com uma moldura a vermelho (tal como no M3 CS e M4 CS), e para os faróis dianteiros com tecnologia laser, que se iluminam em amarelo, numa homenagem aos GT de competição da marca de Munique.

Limitada a menos de 2000 exemplares

Para tornar esta criação ainda mais apetecível, a BMW vai limitar a produção da M3 CS Touring a menos de 2000 unidades. Pelo menos é isso que avança o portal BMW Blog, que costuma estar sempre muito bem informado no que toca aos modelos da marca germânica.

LEIAM TAMBÉM: M4 CSL revelado! 550 cv e menos 100 kg para o BMW mais rápido de sempre no Nürburgring

Recorde-se que do M4 CSL, por exemplo, a BMW optou por uma estratégia comercial idêntica, limitando a produção a apenas 1000 unidades.

Enquanto a versão CS não chega, podem sempre ver ou rever o ensaio em vídeo que o Guilherme Costa fez ao volante da BMW M3 Competition Touring:

Fonte: BMW Blog