Notícias Salão de Paris 2024. Marcas europeias vão voltar a ser as protagonistas

Salão de Paris 2024

Salão de Paris 2024. Marcas europeias vão voltar a ser as protagonistas

O Salão de Paris regressa em outubro e já há presenças confirmadas. E são as marcas europeias, e não as chinesas, as protagonistas.

Renault 5 no Salão Automóvel de Paris 2022
© Mondial de L'auto Paris

Depois de nos últimos tempos se ter registado uma «emancipação» das marcas chinesas nos salões automóveis europeus, as marcas europeias retomam o lugar de protagonistas no Salão de Paris de 2024.

É o que podemos contastar pelas 10 presenças já confirmadas — Salão de Paris decorre entre 14 e 20 de outubro de 2024, na Expo Porte de Versailles —, em que apenas uma delas é chinesa.

Recorde que, na última edição do certame parisiense, as marcas chinesas foram umas das grandes protagonistas.

Alpine Salão Automóvel de Paris 2022
© Mondial de L'auto Paris

Quem vai e não vai marcar presença

Dos que já confirmaram presença temos o Grupo Renault (Renault, Dacia e Alpine); as marcas francesas da Stellantis (Citroën, DS Automobiles e Peugeot); o Grupo BMW (BMW e Mini); a sul-coreana Kia, e, por último, a chinesa Seres.

O Grupo Volkswagen, que fez sentir a sua ausência neste evento há dois anos, já fez saber à publicação Automobilwoche que deverá não voltar a participar este ano.

Na lista dos ausentes temos ainda a Mercedes-Benz, a Ford, a Hyundai, a Jeep, a Mitsubishi, a Nissan, a Suzuki, e as marcas do Grupo Geely: Volvo, Polestar e Zeekr.

Não saindo das «caras familiares» chinesas, BYD e a MG Motor ainda não se pronunciaram sobre a sua presença. A BYD tem sido presença assídua nos últimos salões automóveis sempre com uma grande variedade de modelos, assim como a MG, a marca chinesa mais vendida na Europa.

Também a Leapmotor, a Xpeng, NIO, Aiways, Chery e Great Wall não confirmaram ainda a sua presença.

As novidades esperadas

As marcas que já confirmaram presença prometem levar ao Salão de Paris 2024 muitas novidades. Do hot hatch elétrico Alpine A290 ao reinventado Renault 4, aos novos Renault Symbioz, Dacia Bigster e Citroën C3 Aircross.

Para além destes a BMW poderá também apresentar a versão de produção do protótipo Vision Neue Klasse X, que antecipa a nova geração do SUV 100% elétrico iX3.

Futuro incerto

Os salões automóveis tradicionais têm vindo a perder influência nos últimos anos, com as marcas a preferirem “controlar as suas narrativas” através dos seus próprios eventos.

Basta recordar o que aconteceu no último Salão de Genebra, que aconteceu entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março de 2024. O único grande fabricante europeu que marcou presença foi o Grupo Renault. As outras presenças resumiram-se às marcas chinesas.

Fonte: Automotive News Europe

Sabe esta resposta?
Em que salão foi revelado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento