Notícias Depois do 5 vem o 4. O que esperar do futuro Renault 4?

Fotos-espia

Depois do 5 vem o 4. O que esperar do futuro Renault 4?

Depois de termos conhecido o novo Renault 5, o próximo modelo da lista poderá ser outro, não menos especial. O novo Renault 4 já anda em testes.

Renault 4 - lateral
© Razão Automóvel

Com a apresentação oficial do novo Renault 5 — que já tivemos oportunidade de conhecer ao vivo —, a marca francesa mostrou que há uma forma muito cativante de avançar no tempo sem ter de colocar o seu passado de parte.

Agora, há outro modelo na calha que vai seguir a mesma receita: o Renault 4. Já antecipado por um protótipo mais radical em 2022, o futuro modelo de produção já foi «apanhado» durante os testes dinâmicos de inverno.

Mesmo a tentar esconder todos os detalhes, é possível ver que os grupos óticos dianteiros são redondos e os traseiros verticais, além do formato da porta lateral traseira ter aquele desenho muito característico do R4 original. Só pode ser mesmo a «4L» para este século.

Tal como o Renault 5, com o qual partilhará bastante, será, por isso mesmo, apenas e só 100% elétrico, não se prevendo que as motorizações e baterias disponíveis venham a diferir entre os dois.

O futuro crossover compacto da marca francesa assentará também sobre a mesma plataforma CMF-BEV, destinada a automóveis 100% elétricos. O motor deverá ser instalado na frente, tal como no Renault 5, mas pelo aspeto, não só a carroçaria é mais alta, como a distância ao solo será maior.

De protótipo para a produção

Como sempre, os protótipos de teste incluem uma dose de camuflagem para que não se consiga ver o produto final. No entanto, há coisas que são muito difíceis de esconder neste suposto Renault 4.

Relativamente ao protótipo 4Ever Trophy, os guarda-lamas são muito mais modestos e os puxadores das portas agora são bem visíveis, tanto à frente como atrás, estando melhor adaptados a um modelo de grande produção.

Nas imagens que recebemos, no entanto, foi possível dar ainda uma pequena «espreitadela» para o habitáculo. E, se recordarmos as primeiras imagens oficiais do novo Renault 5, vamos ver que a instrumentação e o ecrã central são muito semelhantes.

Renault 4 - interior
© Razão Automóvel

Tal como o novo 5, até a haste do comando da caixa de velocidades está agora instalada na coluna da direção, com o losango da Renault gravado na sua extremidade.

A revelação oficial do novo Renault 4 terá ainda, seguramente, um caminho a percorrer — aguardemos pelos primeiros teasers —, mas prevê-se que possa acontecer ainda antes do final deste ano, chegando ao mercado em 2025.

Sabe esta resposta?
Quantas unidades do Renault 4 foram produzidas entre os anos 1961 e 1991?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 4Ever Trophy antecipa regresso da 4L em 2025
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Renault 4Ever Trophy antecipa regresso da 4L em 2025