Notícias Já fatura milhões. Grupo Renault altera planos para divisão de elétricos

Indústria

Já fatura milhões. Grupo Renault altera planos para divisão de elétricos

O Grupo Renault previa uma Ampere independente e listada na bolsa. Luca de Meo, CEO do grupo francês, recuou nos planos.

Renault Twingo elétrico, traseira 3/4
© Renault

Anunciada em novembro de 2022, a Ampere é uma das novas unidades de negócio do Grupo Renault, inteiramente dedicada ao desenvolvimento e à produção de veículos 100% elétricos.

Logo desde o início, Luca de Meo, diretor executivo do Grupo Renault, apresentou planos ambiciosos de independência para a Ampere, incluindo a sua entrada em bolsa, prevista para este primeiro trimestre de 2024. Afinal, isso não vai acontecer.

Segundo de Meo, “as condições atuais do mercado de ações não estão reunidas e, por isso, o Grupo Renault decidiu cancelar o processo de OPI (Oferta Pública Inicial) da Ampere”.

Renault Twingo elétrico e Luca de Meo
© Renault Luca de Meo, diretor executivo do Grupo Renault, durante a revelação do futuro Renault Twingo 100% elétrico.

Esta decisão, no entanto, não vai ter nenhum impacto na estratégia já decidida de desenvolvimento de novos veículos elétricos e de software na nova unidade de negócio.

“O plano estratégico do Grupo Renault, Renaulution, é autofinanciado e os resultados que serão divulgados referentes a 2023 confirmam a capacidade do grupo em gerar capital suficiente para financiar o seu futuro, incluindo o desenvolvimento da Ampere.”

Luca de Meo, CEO do Grupo Renault

A Ampere já funciona de uma forma independente desde novembro e, segundo a Renault, terá receitas em torno dos 2,8 mil milhões de euros ainda este ano.

Além disso, a Nissan, com a qual o Grupo Renault forma uma Aliança, anunciou um investimento de cerca de 600 milhões de euros na nova divisão.

Tal como é referido pelo Grupo, esta nova unidade de negócio “combina a agilidade de uma startup com a experiência de um construtor como a Renault, nas áreas de desenvolvimento e produção de veículos.”

Os planos ambiciosos da Ampere

A missão da Ampere passa por reduzir os custos de produção dos veículos elétricos em cerca de 40%, de modo a permitir a chegada ao mercado de veículos elétricos mais acessíveis.

A Ampere vai construir veículos elétricos para todas as marcas da Aliança: Renault, Alpine, Dacia, Nissan e Mitsubishi. Por isso, a questão à volta dos preços pode tornar-se mais apelativa e competitiva num futuro próximo.

Nas metas de vendas deste novo construtor estão 300 mil veículos elétricos até ao final de 2025, sendo que este valor deverá passar para um milhão de unidades até 2031.

Antevisão Renault responde aos chineses com Twingo elétrico por menos de 20 mil euros

O «porta-estandarte» da nova Ampere é a já anunciada nova geração do Renault Twingo, um citadino 100% elétrico e com um preço previsto inferior a 20 mil euros. A sua chegada ao mercado está prevista para 2026, mas este é apenas um dos sete modelos elétricos previstos pela Ampere até 2031.

Fonte: Automotive News Europe