Notícias Que confusão! GWM «arruma a casa» e acaba com o Funky Cat

Indústria

Que confusão! GWM «arruma a casa» e acaba com o Funky Cat

Onde antes havia duas marcas, Ora e Wey, passará a haver uma: GWM. Por isso o Ora Funky Cat «acaba» para dar lugar ao GWM Ora 03.

Ora Funky Cat
© Miguel Dias / Razão Automóvel

A marca chinesa Great Wall Motor (GWM), anunciou que devido a uma estratégia de renovação da marca na Europa, vai alterar o nome de alguns dos seus modelos, de forma a reforçar a sua presença neste mercado.

Esta nova estratégia apelidada de «One GWM», tem como objetivo colocar todos os produtos da GWM sob a alçada da mesma marca, reforçando assim o seu “compromisso com uma presença global mais coesa e reconhecível, em especial no mercado europeu”.

WEY Coffee 01
© Miguel Dias / Razão Automóvel WEY Coffee 01 vai passar a chamar-se GWM Wey 05

Uma estratégia que, de uma assentada, coloca os modelos das marcas Ora e da Wey sob o «chapéu» da GWM. Isto significa que, apesar de terem chegado «ainda agora» à Europa, a Ora e a Wey perdem o estatuto de marca, mas as designações não vão desaparecer.

Ano novo… marca nova

Sob a nova GWM, veremos os modelos da Ora e Wey receberem novas designações. O primeiro modelo a ver o seu nome alterado é o Ora Funky Cat que passará a chamar-se GWM Ora 03.

Os modelos híbrido Wey Coffee 01 e Coffee 02 também sofreram a mesma «sina» que o Funky Cat. Passando a chamar-se GWM Wey 05, no caso do primeiro, e GWM Wey 03, no caso do segundo. Confuso? Ainda não acabou…

A berlina que a empresa prevê lançar em 2024, no Reino Unido, com o nome Ora Lightning Cat (também conhecido como Good Cat, Next Cat e Ballet Cat), passa agora a chamar-se GWM Ora 07.  

Com isto, a empresa chinesa espera aumentar a sua visibilidade na Europa, ao mesmo tempo que os seus parceiros conseguem aplicar uma abordagem comercial mais eficiente. A partir de agora fica tudo sob alçada da mesma marca: a GWM.

Esta restruturação da marca só entrará em vigor a partir de janeiro do próximo ano. Altura em que chegarão os primeiros GWM Ora 03 (Ora Funky Cat) aos mercados europeus onde a marca já está implementada — Portugal ainda não está nos planos.

Este modelo, para além da alteração no nome, irá também trazer outra mudança: vai permitir a escolha entre baterias de 45 kWh ou de 59 kWh. Em relação ao GMW Wey 03, antigo Wey Coffee 02, este será lançado no mercado europeu em 2024.

Esta empresa, atualmente encontra-se em três continentes: Europa, Ásia e América do Norte. Sendo que conta com centros de pesquisa e desenvolvimento nos seguintes países: Japão, Estados Unidos da América, Alemanha, Índia, Áustria e Coreia do Sul.