Notícias LBX. Assim se vai chamar o Lexus mais pequeno de sempre

Novidades 2023

LBX. Assim se vai chamar o Lexus mais pequeno de sempre

A Lexus vai mostrar em 2023 o seu novo modelo de entrada, o LBX, que vai partilhar a plataforma com o Toyota Yaris Cross.

Lexus RZ vista aproximada da frente
© Lexus

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

A Lexus já confirmou que até ao final da década vai ser uma marca apenas 100% elétrica na Europa, América do Norte e China e o RZ 450e é primeiro grande passo nessa direção.

O Lexus RZ 450e acaba de ser apresentado em Portugal e as primeiras entregas estão agendadas para o início do segundo trimestre de 2023.

O RZ 450e é o primeiro elétrico da Lexus a ser desenvolvido de raíz para ser exclusivamente elétrico. Para isso recorre à plataforma e-TNGA, a mesma que encontramos nos Toyota bZ4x e Subaru Solterra.

Lexus RZ 450e
© Lexus Lexus RZ 450e

Equipado com uma bateria de iões de lítio com 71,4 kWh de capacidade que aponta a uma autonomia em torno dos 400 km, o RZ 450e oferece — tal como o bZ4x da Toyota — uma garantia para a bateria de um milhão de quilómetros e promete 90% da sua capacidade ao fim de 10 anos de utilização.

Quanto à potência, o motor dianteiro produz 150 kW (204 cv) e o traseiro 80 kW (109 cv), fixando-se a potência total nos 230 kW (313 cv) e o binário nos 435 Nm.

Se quiserem conhecer a fundo o novo RZ 450e podem ver (ou rever) o vídeo de apresentação feito pelo Diogo Teixeira:

Lexus LBX, a grande novidade do ano?

Mas o RZ não é a única novidade da Lexus prevista para 2023. Tudo indica que a marca japonesa prepara-se para aumentar a sua gama e introduzir um novo modelo de entrada, que se vai posicionar imediatamente abaixo do UX.

Apesar deste inédito crossover ainda não ter sido confirmado pela marca nipónica, já tem uma designação prevista: LBX. Esta denominação já foi assegurada pela Lexus no registo de patentes europeu há alguns anos.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Os primeiros rumores indicavam que o Lexus LBX seria tecnicamente próximo do Toyota Yaris Cross, partilhando com este a plataforma GA-B e a sua cadeia cinemática híbrida. Contudo, rumores mais recentes indicam que o LBX poderá mesmo surgir apenas como um crossover elétrico, com uma autonomia prevista de 400 km a 450 km.

O que parece certo é que, independentemente da opção motriz, terá um comprimento em torno dos 4,2 m, o que faz do LBX cerca de 30 cm mais curto do que o Lexus UX.

A Lexus ainda não confirmou quando irá mostrar ao mundo este seu novo SUV, mas tudo aponta para que a apresentação possa acontecer já no final desta primavera ou início do verão, com a estreia no mercado a ter lugar alguns meses depois.

LM, a surpresa

Se o LBX é provavelmente a grande novidade do ano da Lexus, talvez a maior surpresa seja a chegada a Portugal do LM, o MPV de luxo gigante que era vendido, sobretudo, na China.

Lexus LM frente 3/4
© Lexus Não vai conquistar pela sua beleza, mas o interior promete ter muitos fãs.

Em abril, no Salão de Xangai, a Lexus mostrou uma nova geração do LM e — surpresa — anunciou que também chegaria ao «velho continente». Chega a Portugal no próximo outono e para o conhecerem em mais detalhe, leiam o artigo abaixo:

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Atualizado a 3 de maio: adicionámos o inesperado Lexus LM às novidades da marca para este ano.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Lexus LC 500 Cabrio?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lexus LC 500 Cabrio (464 cv). Parece do futuro, mas já nasceu um clássico