Notícias Ofensiva elétrica. Toyota e Lexus vão lançar 30 modelos elétricos até 2030

Elétricos

Ofensiva elétrica. Toyota e Lexus vão lançar 30 modelos elétricos até 2030

A ofensiva elétrica da Toyota e Lexus até 2030 foi antecipada com a revelação simultânea de 15 novos protótipos.

Akio Toyoda à frente de 15 protótipos elétricos

A Toyota e a Lexus revelaram hoje mais uma parte dos seus planos para atingir a neutralidade carbónica em 2035, desta vez focados numa ofensiva elétrica até 2030 que resultará no lançamento de 30 novos veículos elétricos.

Pode ter demorado mais tempo a entrar no «modo 100% elétrico», mas seria previsível quando o gigante nipónico decidisse atuar, viria com enorme força.

Não só veremos o lançamento de três dezenas de novos elétricos, que resultarão, segundo Akio Toyoda, o presidente da Toyota, em vendas de 3,5 milhões de elétricos por ano, como o investimento no desenvolvimento e produção de baterias será reforçado dos antes anunciados 1,5 biliões de ienes para 2,0 biliões de ienes (aprox. 15,6 mil milhões de euros).

VEJAM TAMBÉM: Toyota quer reduzir emissões de CO2 em 100% até 2035 na Europa. Como o vai fazer?
Akio Toyoda, Presidente da Toyota
Akio Toyoda, Presidente da Toyota

Lexus será 100% elétrica em 2030 na Europa, América do Norte e China

Dos 3,5 milhões de vendas de elétricos por ano previstos pela Toyota para 2030, um milhão ostentarão o símbolo da Lexus.

Os planos da Lexus apontam para ter veículos elétricos em todos os segmentos do mercado onde participa até 2030, a começar com o novo crossover RZ a ser lançado em 2022, com base na plataforma e-TNGA, a mesma que equipa o bZ4X. Por essa altura, na Europa, América do Norte e China, as vendas da marca serão 100% de veículos elétricos.

Lexus RZ

Será o último passo antes de se tornar uma marca automóvel global 100% elétrica em 2035.

Número recorde de protótipos?

Talvez o aspeto mais impressionante desta apresentação tenha sido a revelação em simultâneo por Akio Toyoda de 15 protótipos — não há memória de um grupo automóvel ter revelado tantos protótipos ao mesmo tempo.

Toyota bZ família
A família bZ, começada com o bZ4X (ao centro) vai ser ampliada nos próximos anos com mais quatro modelos, onde se inclui (da esq. para a dir.) um pequeno crossover, similar ao novo Aygo X, uma berlina, um segundo crossover (de aspeto mais desportivo que o bZ4X) e, por fim, um SUV de grandes dimensões, com três filas de bancos.

Os 15 protótipos antecipam metade dos modelos a lançar pela Toyota e Lexus até 2030, pelo que é de esperar que muitos deles cheguem na sua forma final durante os próximos anos.

VEJAM TAMBÉM: E3. A nova plataforma para híbridos e elétricos da Toyota só para a Europa

E incluirão todo o tipo de propostas. Desde crossover de vários tamanhos a superdesportivos, passando por berlinas, SUV de grandes dimensões, pick-up e veículos comerciais. Haverá um elétrico para cobrir todas as necessidades, aparentemente.

Infelizmente, não foram avançados dados em concreto sobre os mesmos, mas Akio Toyoda destacou dois deles durante a apresentação.

Toyota Small Crossover
Similar ao Aygo X no estilo, o membro mais pequeno da família bZ promete ser o mais eficiente da sua classe.

Do lado da Toyota o destaque foi dado a um pequeno crossover que ficará posicionado abaixo do recentemente revelado bZ4X, com o foco a estar na eficiência da sua cadeia cinemática: foram avançados 125 Wh/km (12,5 kWh/100 km) que fará dele o mais comedido da classe.

Lexus Supercarro EV
O próximo supercarro da Lexus? Não apostem contra.

Do lado da Lexus, o destaque foi dado à performance com a revelação de um sucessor elétrico «espiritual» do lendário LFA — sendo elétrico, podemos esquecer um sonoro V10. Mas promete enorme performance e uma autonomia generosa (mais de 700 km).

VEJAM TAMBÉM: Lexus LFA do futuro? Marca mostra protótipo de supercarro 100% elétrico

Fiquem com uma galeria de todos os 15 protótipos revelados: