Notícias Bentley anuncia fim do W12 mas o que virá no seu lugar?

Novidades 2023

Bentley anuncia fim do W12 mas o que virá no seu lugar?

O anúncio do fim do W12 quase que «abafou» por completo todos os outros sobre as novidades da Bentley para este ano.

Bentley Mulliner Batur na estrada, frente 3/4
© Bentley

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

A Bentley está muito bem e recomenda-se. O ano passado bateu novo recorde de vendas — mais de 15 mil unidades vendidas — refletindo-se nos lucros que também foram os mais elevados de sempre (mais de 700 milhões de euros).

Para estes resultados excelentes em muito contribuiu o lançamento do Bentayga EWB, a variante mais longa e luxuosa do seu muito bem sucedido SUV, assim como os reforços dados ao Flying Spur, na forma de uma variante híbrida e outra mais desportiva, a Speed.

Mas para os entusiastas da marca britânica talvez o destaque de 2022 tenha sido a revelação do Mulliner Batur, um exclusivo coupé limitado a escassas 18 unidades, cada uma a começar nos 1,9 milhões de euros.

O Mulliner Batur começará a ser entregue este ano e acabou por ganhar um significado ainda mais especial, depois de a Bentley ter anunciado, já este ano, que iria terminar com a produção do seu motor W12 em 2024. O Mulliner Batur vai ficar, assim, para a história como o último Bentley a ser equipado com esta exclusiva motorização.

E o Bentley W12 despede-se da melhor forma possível. A equipa de engenharia da Mulliner dedicou especial atenção à nobre motorização e modificou os sistemas de admissão, escape e refrigeração, assim como os turbocompressores.

O resultado? O 6.0 W12 biturbo no Batur será o mais potente de sempre, anunciando 750 cv e 1000 Nm!

W12 do Bentley Continental GT
© Bentley

O que vem a seguir ao W12 da Bentley?

O fim do W12 é apenas uma pequena parte do plano Beyond 100 que transformará a Bentley, durante esta década, numa marca automóvel de luxo totalmente elétrica. O primeiro elétrico da marca será conhecido em 2025 e até 2030 será lançado um elétrico ao ritmo de um por ano. 

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Estes serão acompanhados, a partir de 2026, apenas por Bentley híbridos plug-in, mas a partir de 2030 só haverá espaço para elétricos.

De momento a Bentley só tem um V6 híbrido plug-in em comercialização, mas quando anunciou o fim do W12, anunciou também um futuro V8 híbrido plug-in. E é provável que vejamos esse novo V8 híbrido plug-in mais cedo que tarde. 

Isto porque este ano veremos o Bentley Continental GT receber uma bem vinda renovação, cinco anos após o seu lançamento. Dado o anúncio do fim do W12, a Bentley poderá aproveitar a ocasião para estrear o novo V8 híbrido plug-in que tomará o seu lugar.

Bentley Continental GT Speed W12 na estrada, frente 3/4
© Bentley

Já vimos o Continental GT híbrido em testes, mas na altura persistia a dúvida que motorização híbrida plug-in equipava o protótipo de testes:

Também permanece a dúvida se o renovado Continental GT/GTC manterá ou não a versão «só» a combustão equipada com o atual 4.0 V8 biturbo. Poderá o seu lugar ser tomado pelo V6 híbrido plug-in dos Bentayga e Flying Spur?

Quanto ao grand tourer em si, esperem revisões estilísticas tanto à frente como atrás, assim como no interior. O conteúdo tecnológico também deverá ser reforçado.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.