Notícias Nunca ouviram um elétrico assim. Este é o novo Abarth 500e

Chega em junho

Nunca ouviram um elétrico assim. Este é o novo Abarth 500e

As primeiras unidades do Abarth 500e só chegam a Portugal no próximo mês de junho, mas nós já o fomos conhecer.

Abarth 500e
© Razão Automóvel

É vistoso, barulhento e agressivo, tal como qualquer outro Abarth, mas é movido a eletrões: eis o inédito Abarth 500e, o primeiro escorpião 100% elétrico da história.

As primeiras unidades só chegam a Portugal no próximo mês de junho, mas nós já o fomos conhecer. E para «primeiro encontro», o Abarth 500e surpreendeu.

O ponto de partida, previsivelmente, foi o Fiat 500 elétrico, a terceira geração do citadino e um dos elétricos compactos que mais sucesso têm somado na Europa nos últimos meses.

A não perder: Fiat 500 Abarth “restomod” celebra recordes e 100 anos do Circuito de Monza

Mas aqui, o 500e bebeu do «veneno» do famoso escorpião negro da Abarth e transformou-se. Está mais potente, mais rápido e, acima de tudo, mais divertido de conduzir — pelo menos é isso que a Abarth promete.

E para já, enquanto não lhe podermos deitar as mãos (algo que só vai acontecer nos próximos meses), teremos de acreditar.

Apresentacao Abarth 500e, traseira
© Miguel Dias / Razão Automóvel

“Discreto? Nem sei o que isso é”

O Abarth 500e dá nas vistas, não há outra forma de o dizer. Por onde quer que venha a passar, sobretudo com esta cor de lançamento “verde ácido”, vai virar cabeças.

Por comparação com o 500e da Fiat, o Abarth recebeu novos para-choques, uma grelha inferior dianteira específica, saias laterais de desenho mais desportivo e jantes exclusivas, que na versão de lançamento que protagoniza este vídeo, denominada Scorpioníssima, têm 18’’.

Apresentacao Abarth 500e
© Miguel Dias / Razão Automóvel Na versão Scorpionissima o Abarth 500e conta de série com jantes de 18”

A juntar a isso destacam-se os grafismos a negro nas laterais e o novo logótipo do escorpião (a ser atingido por um raio) nas laterais: e por falar em logótipos, e a título de curiosidade, o famoso escorpião negro da Abarth aparece em 21 locais distintos neste 500e.

Avançando para o interior, percebemos de imediato que a forma é exatamente a mesma da que encontramos no modelo da Fiat, mas aqui é notória uma maior atenção aos detalhes e aos materiais usados.

Isso fica evidente no tabliê, forrado quase na íntegra em microfibra, no volante (em couro e em microfibra), cujo desenho e a pega me surpreenderam pela positiva e, claro, nos bancos desportivos, com encosto de cabeça integrado e com costuras em verde e azul.

Continuamos a contar com plásticos mais duros nas laterais das portas, na zona inferior do tabliê e na consola, mas sentimos de imediato que estamos num modelo mais especial. E, acima de tudo, com maiores responsabilidades desportivas.

Mais rápido do que o Abarth 695 com 180 cv

Mas sendo este o primeiro Abarth elétrico, passemos ao que mais importa: a mecânica. A Abarth recorreu ao mesmo motor elétrico do Fiat 500e, mas puxou-o até aos 115 kW (155 cv) e 235 Nm. 

A não perder: Abarth 695 «veste-se a rigor» para homenagear o Fiat 131 Abarth Rally

Já a bateria também continua a ser a mesma, com 42 kWh, mas a marca italiana ainda não revelou a autonomia (está em fase de homologação) que o 500e será capaz de alcançar: ficaríamos surpreendidos se fosse superior a 250 km.

Aquilo que já sabemos são as prestações: dos 0 aos 100 km/h o Abarth 500e vai ser capaz de acelerar em 7s. Não é um número impressionante, sobretudo se tivermos em conta o que grande parte dos elétricos consegue fazer, mas é 0,3s mais rápido do que o 595 a gasolina com 165 cv e apenas 0,3s mais lento do que o 695 com 180 cv.

Apresentacao Abarth 500e
© Miguel Dias / Razão Automóvel

Mas mais importante ainda são as recuperações: por comparação com o 695 com 180 cv, este 500e é 50% mais rápido entre os 20 km/h e os 40 km/h e 20% mais rápido entre os 60 km/h e os 100 km/h.

Está longe de ser barato

Já disponível para encomenda, na versão de lançamento Scorpionissima (limitada a 1949 unidades), o Abarth 500e tem preços a começar nos 43 000 euros para a versão coupé e nos 46 000 euros para a variante cabrio.

Se olharmos para o catálogo da marca italiana, e mesmo sabendo que esta será a versão mais equipada do 500e, estamos a falar de uma diferença na ordem dos 10 000 euros para o Abarth 695 com motor a gasolina com 180 cv.

Mas é esse o preço a pagar pelo primeiro escorpião 100% elétrico da história. Se vale a pena? Só poderemos responder daqui a uns meses, quando o conduzirmos…