Notícias O supercarro da Alfa Romeo e todas as novidades deste ano

Novidades 2023

O supercarro da Alfa Romeo e todas as novidades deste ano

As novidades da Alfa Romeo para 2023 incluem as atualizações do Stelvio e Giulia, mas ansiamos mesmo pela revelação (finalmente) do seu supercarro.

Alfa Romeo 8C
© Alfa Romeo

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Na Alfa Romeo são «mestres» na arte de manipular os nossos nervos — e nós gostamos, temos de confessar. Pelo menos, desde 2018 que ouvimos falar do mais-que-prometido-e-desejado supercarro da marca italiana — antecipado pela imagem em destaque.

Em abono da verdade, foram tantas as promessas que já perdemos noção exata do tempo. A própria marca tem feito questão de lançar pequenos teasers nas redes sociais, como este enigmático reel do Instagram.

O enigmático teaser do futuro Alfa Romeo (supostamente) 6C.

São imagens que nos fazem crer num modelo que assumirá o estatuto de «topo de gama» da marca sediada na pitoresca cidade de Arese.

Mas as maiores certezas vieram mesmo do diretor executivo da marca, Jean-Philippe Imparato. O próprio já afirmou, inclusivamente, que está a aceitar depósitos para reservas, mas, curiosamente, também afirmou que o projeto ainda não recebeu «luz verde» da Stellantis. É uma decisão que só deve ser conhecida em abril.

As promessas da Alfa Romeo

Se tudo estiver a correr como previsto, os engenheiros da Alfa Romeo estarão neste preciso momento a terminar o desenvolvimento do novo superdesportivo da marca. A revelação poderá acontecer no início do segundo semestre.

Um superdesportivo que ainda não tem nome, mas para o qual muita gente já aponta uma denominação: Alfa Romeo 6C.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

A acontecer (e nós acreditamos que vai acontecer) este novo supercarro deverá recorrer ao conhecido motor V6 biturbo do Giulia Quadrifoglio — há outros rumores que indicam o V6 Nettuno do Maserati MC20, até porque suspeita-se que o 6C e o MC20 serão tecnicamente próximos.

Eventualmente — e aqui reforçamos a palavra eventualmente… —, independentemente do V6 adoptado, será sempre associado a uma unidade híbrida.

Com recurso a uma motorização híbrida, a ligação entre este modelo e o universo da Fórmula 1 estará assegurado.

O que vai acontecer à Alfa Romeo?

Jean-Philippe Imparato, CEO da marca, já fez saber por diversas vezes que gostava de ter dois «porta estandartes» na gama: um superdesportivo inspirado no 33 Stradale, e um roadster inspirado no Duetto Spider.

O CEO da Alfa Romeo é categórico. Para modelos como estes verem a luz do dia só é necessário acontecer uma coisa: a Alfa Romeo bater no «verde». Que é como quem diz, o Tonale, Stelvio e Giulia têm de cumprir o seu papel comercial — principalmente o primeiro.

Alfa Romeo Tonale Plug-in Hybrid Q4 de lado
Alfa Romeo Tonale Plug-in Hybrid Q4, a mais recente adição à gama do SUV italiano.

Quanto ao Alfa Romeo Tonale, lançado em 2022, o início da sua carreira comercial tem sido promissora, e acaba de chegar ao mercado nacional a versão híbrida plug-in.

A não perder Alfa Romeo Tonale Plug-in Hybrid Q4. O Tonale certo em quase tudo

Quanto ao Stelvio e Giulia, para ajudar nesta missão vão receber uma ligeira atualização estética.

Os faróis dianteiros e as luzes traseiras recebem um novo desenho, e no interior encontramos um novo sistema de infoentretenimento com ecrã de 12″, atualizações remotas, Apple CarPlay e Android Auto sem fios.

Tudo sobre Giulia e Stelvio ganham novos faróis e série especial Competizione

Novidades que deverão contribuir para que a Alfa Romeo volte a estar presente em segmentos onde já não habitava há muito tempo. Pedir um roadster 100% elétrico e um supercarro com motor de combustão é exagerado?

Não nos parece — nem queremos que estes modelos tenham o mesmo destino do «monstro» que a Alfa Romeo escondeu do mundo. Os próximos anos serão muito intensos da marca italiana, e isto é só o início. Há um desportivo elétrico com 1000 cv a caminho.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Qual o atelier que assinou o Alfa Romeo SZ?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Zagato. Há 100 anos a criar os Alfa Romeo mais fascinantes e intrigantes