Notícias Fim de uma era. Herbert Diess deixa de ser CEO do Grupo Volkswagen

Indústria

Fim de uma era. Herbert Diess deixa de ser CEO do Grupo Volkswagen

Herbert Diess foi diretor executivo do Grupo Volkswagen desde 2018. Será substituído por Oliver Blume, Diretor Executivo da Porsche.

Herbert Diess

De forma algo surpreendente, o Grupo Volkswagen anunciou que Herbert Diess vai deixar de ser o seu diretor executivo (CEO). O seu substituto será Oliver Blume, até agora diretor executivo da Porsche.

O anúncio da saída de Herbert Diess foi feito através de um curto comunicado no qual o Grupo Volkswagen não avança quaisquer razões para a troca de diretor executivo. Acerca da saída de Diess, o comunicado avança apenas que foi feita por “mútuo acordo”.

Já o presidente do conselho fiscal, Hans Dieter Pötsch, citado pela Auto Motor und Sport, afirmou: “Herbert Diess desempenhou um papel fundamental na transformação da empresa, tanto durante o seu tempo como CEO da marca Volkswagen quanto do Grupo”.

A NÃO PERDER: Euro 7 vai custar até 5000 euros por carro diz o novo CEO da Volkswagen
Diretor Executivo Porsche
Oliver Blume vai passar a ser o Diretor Executivo do Grupo Volkswagen e da Porsche.

Hans Dieter Pötsch acrescentou ainda: “O Grupo e as suas marcas estão posicionados para o futuro (…) Herbert Diess demonstrou de forma impressionante a velocidade e a consistência com que pode implementar processos de transformação de longo prazo. Ao fazê-lo, não só conduziu a empresa por «águas» extremamente difíceis, mas também a realinhou estrategicamente”.

Diess entrou no Grupo Volkswagen em 2015 e assumiu a sua liderança em 2018, e foi ele o principal impulsionador da profunda transformação no grupo em direção à mobilidade elétrica e ao ser uma empresa tecnológica com uma forte aposta no software.

Quando se dá a mudança

Segundo o comunicado divulgado pelo Grupo Volkswagen, Oliver Blume assumirá as funções de diretor executivo do grupo no próximo dia 1 de setembro.

Apesar do novo cargo, Blume vai manter-se como diretor executivo da Porsche. Há já algum tempo que Oliver Blume era visto como um possível sucessor de Herbert Diess dentro do Grupo Volkswagen.

Ainda na «cúpula diretiva» do Grupo Volkswagen o atual diretor financeiro do grupo, Arno Antlitz vai assumir a função de diretor de operações, apoiando Oliver Blume nas operações do dia a dia do Grupo Volkswagen.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volkswagen Golf R32?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R