Notícias Porsche 99X. A nova «arma» de António Félix da Costa na Fórmula E

Fórmula E

Porsche 99X. A nova «arma» de António Félix da Costa na Fórmula E

Mais leve, rápido e eficiente que o seu antecessor, o Porsche 99X Electric Gen3 estreia-se em competição a 14 de janeiro de 2023.

Chama-se Porsche 99X Electric Gen3, a Razão Automóvel já o pôde ver ao vivo em Itália e é o monolugar com o qual António Félix da Costa vai tentar oferecer à marca alemã o seu primeiro título na Fórmula E.

Pertencente à terceira geração de monolugares da Fórmula E, o Porsche 99X Electric Gen3 promete ser mais rápido, mais leve e mais eficiente que o antecessor.

Mais estreito e com uma menor distância entre eixos, o 99X Electric Gen3 conta também com uma bateria mais pequena do que a usada até agora. Contudo, esta não só se tornou mais potente como viu a proporção de energia recuperada aumentar.

A NÃO PERDER: Porsche 911 GT3 RS foi ao Nürburgring e fez «tempo canhão»

E por falar em potência, a nova «arma» da Porsche na Fórmula E apresenta-se com 350 kW (476 cv), bem mais que os 250 kW (340 cv) debitados pelo monolugar de segunda geração. Totalmente desenvolvida pela Porsche, esta cadeia cinemática elétrica continua a enviar todo o seu binário para as rodas traseiras.

Ainda sobre potência, mas desta vez relacionada com a travagem regenerativa, passa a ser de 600 kW, dos quais 250 kW provém das rodas dianteiras enquanto 350 kW das rodas traseiras.

E por fim, mas não menos importante, ainda sobre o tópico da potência de carregamento, os monolugares de terceira geração passam a suportar carregamentos de até 600 kW.

Expetativas em alta

António Félix da Costa diz que este novo monolugar “é um grande passo em frente. É mais leve e potente que o antecessor”. O piloto português aproveitou ainda para dizer que o objetivo passa por obter vitórias com este novo Porsche 99X Electric Gen3 o mais depressa possível.

Florian Modlinger, diretor da equipa de Fórmula E começou por afirmar que “a equipa e os pilotos ainda têm muito trabalho para fazer antes da primeira corrida. Contudo, estamos confiantes de que vamos fazer avanços antes do começo da temporada”.

O responsável pela Porsche na Fórmula E não conseguiu esconder as expectativas criadas pelo novo monolugar e pela nova era que se vai iniciar na Fórmula E: “Os carros da Gen3, incluindo o Porsche 99X Electric Gen3, vão, espero eu, tornar as corridas ainda mais espetaculares e tornar a Fórmula E ainda mais popular a nível mundial”.

Sabe esta resposta?
Em qual destes circuitos Ayrton Senna conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1?