Notícias Yaris Cross foi a tela em branco e Portugal a inspiração para cinco artistas

Apresentação

Yaris Cross foi a tela em branco e Portugal a inspiração para cinco artistas

Com o lançamento do «refrescado» Toyota Yaris Cross foram apresentados cinco modelos com pinturas inspiradas na cultura portuguesa.

Cinco Toyota Yaris Cross pintados padrões portugueses
© Toyota

Com o lançamento do renovado Toyota Yaris Cross em Portugal, que estreia uma nova motorização híbrida, mais potente, a marca japonesa decidiu «ir mais além» na divulgação do modelo.

A Toyota convidou cinco artistas para usarem o Yaris Cross como se fosse uma tela em branco, criando padrões inspirados em Portugal e na sua “herança clássica e cultura vibrante”.

Inês Santos, designer Toyota Yaris Cross
© Toyota Inês Santos é uma das artistas convidadas, em frente ao seu Toyota Yaris Cross, inspirado nos típicos azulejos portugueses.

Inspirado na azulejaria típica portuguesa, o primeiro Yaris Cross é da autoria de Inês Santos, licenciada pela ESAD (Escola Superior de Artes e Design). Atualmente, faz parte do estúdio “Barbara says…” e da conceituada Trienal Arquitetura de Lisboa.

As cores e padrões dos famosos azulejos portugueses azuis e brancos utilizados nas fachadas clássicas portuguesas preenchem a quase totalidade da carroçaria do modelo. O contraste surge com a «pedra» amarela e com o tejadilho em azul escuro.

A dupla Los Pepes — composta por Meggie Prata e Francisco Leal — assina o segundo Yaris Cross. Em conjunto eles decidiram criar padrões arrojados e eufóricos.

Também neste modelo eles seguiram a sua assinatura «colorida», produzindo vários padrões com diferentes cores espalhados por todas as superfícies do modelo.

Tosco — Paulo Ferreira —, é «alfacinha de gema» e é um dos artistas atualmente considerados como um dos mais inovadores de grafitti em Portugal.

No seu Yaris Cross, Tosco produziu uma cenário que procura “transbordar energia e humor”. Tendo para isso desenhado diversas personagens de fantasia a andar de bicicleta ou a remar numa canoa: “a desfrutar a vida ao máximo”.

Diana Oliveira é ilustradora e designer gráfica, e procurou «dar vida» às suas ilustrações através de animações.

Para este modelo, Oliveira inspirou-se na célebre Fábrica de Azulejos Viúva Lamego, do séc. XIX. O desenho é combinado com ramos de limoeiro drapeados, aves e animais exóticos.

O último modelo é da autoria do italiano Luca Colapietro, e à semelhança de outros é também inspirado nos azulejos portugueses. No entanto, o autor acrescenta pormenores originais, como olhos e lábios vermelhos misturados no padrão dos azulejos.

Colapietro é o fundador do Surrealjos, um projeto de design de interiores influenciado pelas qualidades estéticas do azulejo português.

Para saber mais sobre o atualizado Toyota Yaris Cross e tudo o que mudou, siga a ligação abaixo: