Notícias Renault 4Ever Trophy antecipa regresso da 4L em 2025

Vídeos RA

Renault 4Ever Trophy antecipa regresso da 4L em 2025

A Renault 4L regressa em 2025 e neste vídeo o Diogo Teixeira dá-nos a conhecer o protótipo que a antecipa: o 4Ever Trophy.

Conhecida como «4 Latas» ou «jipe dos pobres» e muitas outras designações «carinhosas», a emblemática Renault 4L tem regresso prometido para 2025.

Neste regresso anunciado, a 4L reinventa-se no séc. XXI como um B-SUV 100% elétrico e o Diogo Teixeira já esteve ao vivo com o protótipo que a antecipa: o 4Ever Trophy que foi mostrado no Salão de Paris.

O Diogo leva-nos a conhecer melhor, em vídeo, este protótipo e aborda aquilo que podemos esperar do regresso de um dos modelos mais icónicos da Renault.

A NÃO PERDER: R5 Turbo 3E. Se o Renault 5 Turbo nascesse hoje seria assim

Inspirado nas 4L mais aventureiras de todas

O 4Ever Trophy já deixa adivinhar as formas gerais da futura 4L — tudo o que está a cinzento para cima —, mas ainda tem muito de «concept de salão».

A altura ao solo, as jantes equipadas com um sistema capazes de encher ou esvaziar os pneus com recurso apenas a um toque num botão, ou os vários acessórios, não deverão chegar à versão de produção.

Contudo, este aparato todo é uma referência ao rally humanitário 4L Trophy que, desde 1997, leva as 4L originais até África e cujos 25 anos são também celebrados com este protótipo.

O que esperar da nova Renault 4L?

Com lançamento planeado para 2025, a Renault 4L do século XXI vai assentar a plataforma CMF-BEV, a mesma que outro modelo da Renault inspirado no passado vai recorrer: o novo Renault 5, que deverá chegar um ano antes, em 2024.

O novo B-SUV gaulês será exclusivamente elétrico, será apenas tração dianteira e, naturalmente, abandonará os «excessos» visuais do protótipo agora revelado.

Para já a Renault ainda não revelou quaisquer especificações técnicas acerca do seu futuro modelo, mas o 4Ever Trophy apresenta-se com um motor elétrico de 100 kW (136 cv) alimentado por uma bateria de iões de lítio com 42 kWh de capacidade.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos foi usado pela Lotus para estudar o efeito de sol?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 4F. A carrinha que ajudou a revolucionar a Fórmula 1