Notícias Novo Renault 5. Elétrico cheio de estilo a partir de 25 mil euros

Vídeos RA

Novo Renault 5. Elétrico cheio de estilo a partir de 25 mil euros

O icónico Renault 5 está de volta como um 100% elétrico e chegará a Portugal antes do final do ano. Já o fomos ver, a Paris.

Guilherme Costa com Renault 5 2024
© Razão Automóvel

Já passaram três anos desde que a marca francesa anunciou o regresso do icónico Renault 5 e agora, foi finalmente revelado na versão de produção, sendo a mais recente aposta 100% elétrica da marca.

Vem tomar o lugar do Zoe — que esteve em comercialização 12 anos —, e não podia ser mais diferente que este. Afinal, a visão da Renault para o seu futuro elétrico pisca o olho ao passado, sem nunca, no entanto, «abusar» do revivalismo.

O Guilherme Costa já esteve com o novo Renault 5 nos arredores de Paris, França, e dá a conhecer tudo o que precisa de saber sobre tão evocativo modelo:

Fusão do passado e do presente

Basta apenas um olhar para ver que se trata de um Renault 5. A silhueta é inconfundível, e seja de frente ou de traseira, há traços que recordam imediatamente as gerações anteriores. Ainda assim, todo o conjunto apresenta um visual moderno e sofisticado, tanto no exterior como no interior.

Este último consegue ser tão evocativo como o exterior, mas todo o ambiente está perfeitamente alinhado com os modelos mais recentes que temos recebido no mercado. E mais uma vez, estão presentes detalhes tão originais como os que podemos ver no vídeo, desde as bolsas das costas dos assentos dianteiros à extremidade do comando da transmissão.

Numa vertente mais tecnológica, o novo Renault 5 inclui um novo sistema de infoentretenimento de base Google, que dá acesso às principais aplicações deste. Além disso, inclui ainda um novo assistente virtual, o Reno, com acesso a funcionalidades do ChatGPT.

Até 400 km de autonomia

O novo Renault 5 vai assentar sobre a nova plataforma AmpR Small — anteriormente conhecida como CMF-B EV —, exclusiva para modelos 100% elétricos. Esta obedece a uma única configuração, de apenas um motor, instalado na frente (tração dianteira).

No entanto, vão existir três patamares de potência: 70 kW (95 cv), 88 kW (120 cv) e 110 kW (150 cv).

Para alimentar os motores elétricos serão duas as baterias disponíveis: 40 kWh e 52 kWh, capazes de oferecer uma autonomia de 300 km e 400 km, respetivamente.

Uma das curiosidades desta nova plataforma é a integração de um eixo traseiro multilink — como podem ver no vídeo —, que eleva as expetativas sobre as suas capacidades dinâmicas.

Quando chega e quanto vai custar

A chegada do novo Renault 5 ao mercado nacional está prevista para o terceiro trimestre deste ano, com preços que se iniciam nos 25 mil euros.

Renault 5 E-Tech - frente
© Renault Uma «cara» que promete conquistar muitos fãs.

Inicialmente, contudo, serão as versões mais potentes e com a bateria de maior capacidade — logo, mais caras — a ficar disponíveis, seguindo-se, um pouco mais tarde, as opções mais acessíveis da gama.

Sabe esta resposta?
Que modelo da Renault conseguiu conquistar a vitória numa das edições do Dakar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 20 Turbo. O mais improvável vencedor do Rali Dakar?