Notícias Regresso da lendária 4L começa com o Renault 4Ever Trophy

Salão de Paris 2022

Regresso da lendária 4L começa com o Renault 4Ever Trophy

Revelado no Salão de Paris, o Renault 4Ever Trophy ainda é um protótipo, mas já nos dá uma ideia do que esperar da nova Renault 4L.

Renault 4Ever Trophy no Salão de Paris

O regresso da Renault 4L está cada vez mais perto e pudemos ver no Salão de Paris o concept Renault 4Ever Trophy que antecipa o que esperar da versão moderna de um dos automóveis mais acarinhados no nosso país.

Este protótipo apresenta-se como uma versão moderna do «jipe dos pobres» e serve ainda de celebração dos 25 anos do rally humanitário 4L Trophy que, desde 1997, leva as 4L originais até África.

Aliás, é a propósito dessa celebração que este protótipo se apresenta «artilhado» com um pneu sobressalente no tejadilho, pranchas para andar na areia presas ao óculo traseiro e uma aparência que faz com que o 4Ever Trophy pareça ultrapassar qualquer obstáculo que se atravesse no seu caminho.

Renault 4Ever Trophy vista traseira 3/4

Contudo, «por baixo» dos excessos típicos dos protótipos já estão muitas das soluções a incorporar na versão de produção.

Formas bem conhecidas

Uma imagem vale mais que mil palavras, e basta ver as fotografias divulgadas pela Renault para confirmar: o 4Ever Trophy «cola-se» claramente à 4L original.

A silhueta é aquela que tão bem conhecemos, as janelas laterais traseiras trapezoidais com os cantos arredondados também são uma referência ao passado, mas é nas extremidades que encontramos as ligações mais próximas à 4L original.

Na dianteira encontramos uma «grelha» retangular que integra faróis de formato circular, mas numa concessão à modernidade, estes são em LED Matrix.

Renault 4Ever Trophy vista dianteira 3/4
As formas não enganam, a 4L está prestes a regressar.

Já na traseira os pequenos farolins verticais não escondem a inspiração nos da 4L. Também em LED, mantém a disposição vertical e continuam a apresentar três elementos sobrepostos, sem, no entanto, «plagiarem» a peculiar forma dos originais.

De resto, como seria previsível, este protótipo não se manteve «agarrado ao passado» quando o tópico são as suas dimensões. Com 4060 mm de comprimento, 2100 mm de largura e 1900 mm de altura, pode ser considerado um gigante ao lado do pequeno 4L original (3668 mm de comprimento, 1485 mm de largura e 1550 mm de altura).

Dito isto, excetuando a largura e altura exageradas, justificadas pelos apêndices off road do protótipo, o futuro Renault 4 «encaixará como uma luva» no segmento B-SUV.

Também as jantes de 19” são típicas do século XXI, bem como o seu desenho — sim, esqueçam as típicas jantes de ferro com apenas três porcas de aperto e cubo de roda saliente que se celebrizaram na 4L.

O que esperar da nova Renault 4L?

Com lançamento planeado para 2025, a Renault 4L do século XXI vai assentar a plataforma CMF-BEV, a mesma que outro modelo da Renault inspirado no passado vai recorrer: o novo Renault 5.

O novo B-SUV gaulês será exclusivamente elétrico e, naturalmente, abandonará alguns dos «excessos» visuais do protótipo agora revelado.

Renault 4Ever Trophy pormenor tejadilho
O tejadilho em fibra de carbono serve para «guardar» o pneu sobressalente

Para já a Renault ainda não revelou quaisquer especificações técnicas acerca do seu novo modelo, mas o 4Ever Trophy apresenta-se com um motor elétrico de 100 kW (136 cv) alimentado por uma bateria de iões de lítio com 42 kWh de capacidade.

Agora resta saber se estes números são os que vamos encontrar no futuro modelo de produção.

Renault 4Ever Trophy pormenor traseira
Tal como a 4L original, o 4Ever Trophy não esconde a sua «veia» aventureira.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Renault não foi testado pela NASA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?