Notícias Esqueça o híbrido. Este Lexus LBX com motor do GR Yaris precisa de acontecer

Apresentação

Esqueça o híbrido. Este Lexus LBX com motor do GR Yaris precisa de acontecer

Um Toyota GR Yaris para a família? É assim que podemos olhar para o novo Lexus LBX Morizo RR Concept. Será que vai mesmo acontecer?

Lexus LBX RR Morizo na estrada, frente
© Lexus

A Lexus acaba de apresentar, no Tokyo Auto Salon, uma versão de alto rendimento do pequeno LBX, denominada Morizo RR Concept.

Nesta variante, a motorização híbrida do SUV mais pequeno da Lexus, que conduzimos recentemente em Valência, caiu por terra e abriu espaço para o motor G16E-GTS, que é o mesmo que encontramos no Toyota GR Yaris.

Associado a uma nova caixa automática de oito velocidades, que o Guilherme já testou em pista, este motor turbo de três cilindros e 1,6 l é capaz de entregar 300 cv de potência e 400 Nm de binário máximo, que são enviados às quatro rodas.

Curiosamente, estes números ficam inclusive acima daquilo que a Toyota oferece no GR Yaris (o LBX tem mais 20 cv e mais 10 Nm), aproximando-se do registo do outro hot hatch da Toyota, o GR Corolla.

A Toyota não revela as alterações que fez para ir «arrancar» este músculo extra face ao GR Yaris nem as performances que este Lexus LBX Morizo RR Concept é capaz de entregar.

Lexus LBX RR Morizo

Contudo, explica que fez um trabalho importante ao nível da aerodinâmica — inspirada no mundo da aviação —, e que a suspensão foi totalmente revista, com esta versão do LBX a ficar 10 mm mais baixa e 20 mm mais larga face a um LBX convencional.

A juntar a isto, a Lexus também deu a este SUV alguns detalhes específicos que lhe dão uma aparência mais desportiva.

A NÃO PERDER: Lexus LBX. É muito mais que um Yaris Cross com outras roupagens

Destacam-se os detalhes em amarelo na grelha, nas pinças de travão e nos cintos de segurança, numa referência à cor de assinatura de Akio Toyoda, o presidente da Toyota, cujo alter ego na competição se chama precisamente Morizo (daí o nome desta variante).

Resta agora saber se a Lexus pretende produzir o LBX Morizo RR Concept, que tal como o nome sugere, ainda não passa de um protótipo.

Mas a avaliar pelo sucesso comercial que tem sido o Toyota GR Yaris e pelo facto do próprio Akio Toyoda ter participado de forma ativa no desenvolvimento deste protótipo, não seria de estranhar se dentro de algum tempo o víssemos num concessionário da marca nipónica.