Notícias Nova BMW M5 Touring. Uma «besta» eletrificada de (pelo menos) 750 cv

Fotos-espia

Nova BMW M5 Touring. Uma «besta» eletrificada de (pelo menos) 750 cv

Demorou, mas vai acontecer: a nova BMW M5 Touring já foi oficialmente confirmada e os protótipos de teste começam a ser avistados na estrada.

foto-espia BMW M5 Touring traseira 3/4
© Razão Automóvel

Até agora só houve duas BMW M5 Touring, nas gerações E34 e E61. Em 2024 veremos chegar uma terceira, a G99, que será revelada em simultâneo com o M5 berlina (G90).

As expectativas e a excitação são elevadas ao ponto da própria BMW M a ter antecipado no final do mês de junho com a divulgação de algumas imagens teaser de um dos protótipos de teste.

Esses protótipos de teste começam agora a ser avistados na estrada, como podem ver nas imagens que vos trazemos. E também já foram avistados em circuito, no inevitável Nürburgring-Nordschleife.

O que já sabemos da nova M5 Touring?

A camuflagem não deixa ver muito, mas a aparência musculada, acentuada pelas vias mais largas e rodas de grandes dimensões (20″ à frente e 21″ atrás), e rematada por quatro saídas de escape é só a «entrada».

foto-espia BMW M5 Touring traseira
© Razão Automóvel

O «prato principal» será entregue pela cadeia cinemática híbrida plug-in que fará da próxima geração do M5 a mais potente de sempre.

Porém, ao contrário da arquirrival Mercedes-AMG, não haverá downsizings de qualquer espécie; a nova E 63 será também híbrida plug-in, mas deverá prescindir do carismático V8 da casa de Affalterbach por um seis cilindros em linha.

Também a Audi, que tem na RS 6 Avant o seu ex-libris, verá a próxima geração também eletrificar-se ao mesmo tempo que um V6 tomará o lugar do V8 atual (se os rumores estiverem certo).

A nova BMW M5 Touring destacar-se-á das rivais por manter os oito cilindros em V, totalizando 4,4 l, coadjuvados por dois turbos, mais um motor elétrico.

foto-espia BMW M5 Touring frente 3/4
© Razão Automóvel

Combinando o motor S68 com o motor elétrico obtemos 748 cv e 1000 Nm, exatamente os mesmos números que vimos no BMW XM Label Red.

Há rumores que indicam, no entanto, que a BMW M poderá aproveitar a ocasião para «puxar» estes números até aos 800 cv na M5 Touring.

Fica por confirmar se a bateria será tão grande como no XM — 25,7 kWh. Recordamos que o XM Label Red acusa quase 2,8 toneladas. Talvez uma bateria mais pequena — a do novo 530e tem 19,4 kWh —, sacrificando a autonomia, possa manter a massa da M5 Touring em níveis mais razoáveis.

foto-espia BMW M5 Touring perfil
© Razão Automóvel

Previsivelmente, como já acontece há duas gerações de M5, estes números bem «gordos» serão transmitidos às quatro rodas via uma transmissão automática de oito velocidades.

Naturalmente não há ainda dados relativos à sua performance, mas certamente suplantará os do i5 M60 que anuncia 442 kW (601 cv e 795 Nm). É atualmente o Série 5 100% elétrico mais potente e rápido, conseguindo 3,8s no registo até aos 100 km/h.

Quando chega?

A nova BMW M5 Touring deverá ser revelada juntamente com o M5 berlina durante o primeiro semestre de 2024.

foto-espia BMW M5 Touring frente
© Razão Automóvel

Porém, a sua chegada ao mercado poderá ser mais tarde que a berlina. Isto porque o M5 berlina (G90) tem produção prevista para começar no próximo mês de julho, enquanto a M5 Touring (G99) só está prevista para arrancar em novembro.

Sabe esta resposta?
Que motor equipava a última BMW M5 Touring?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: BMW M5 Touring (E61)