Notícias Parece um CUPRA Tavascan mas não é. Descubra as diferenças

Fotos-espia

Parece um CUPRA Tavascan mas não é. Descubra as diferenças

Um novo CUPRA Tavascan em testes? Nada disso. Se olharmos com atenção há algumas diferenças face ao mais recente SUV da marca espanhola.

CUPRA Tavascan versão chinesa
© Razão Automóvel

As fotos-espia que ilustram este artigo parecem mostrar-nos o novo CUPRA Tavascan em testes. O que não deixa de ser curioso, pois o Tavascan já foi revelado há meses, e o Miguel Dias até já foi a Berlim para o conhecer ao vivo.

Ou seja, não faz muito sentido apanhar um protótipo de testes ainda parcialmente camuflado e com todos os símbolos tapados. Afinal, o que se passa? A resposta a esta dúvida está nos detalhes.

O protótipo de testes que surge nas imagens não deixa de ser, tecnicamente, um Tavascan — o primeiro SUV 100% elétrico da marca espanhola e o segundo 100% elétrico depois do Born —, mas não será vendido como CUPRA.

Na realidade, este «Tavascan» será o primeiro modelo de uma nova submarca que o Grupo Volkswagen pretende lançar no mercado chinês.

O que muda neste Tavascan?

Não há qualquer margem para dúvida de que se trata de um CUPRA Tavascan com outro símbolo, mas há algumas diferenças visíveis neste protótipo de testes.

Tanto na secção dianteira como na traseira, por exemplo, a camuflagem esconde um logótipo redondo, em vez do formato mais original do símbolo da marca espanhola. E tanto o para-choques da frente como o traseiro incluem alguns traços diferenciados.

O desenho dos grupos óticos também muda, pelo menos, no seu interior, que inclui uma nova assinatura visual em LED. E na secção traseira também é fácil adivinhar que não estará presente o enorme logótipo central iluminado como o que vemos no CUPRA Tavascan.

CUPRA serve de inspiração

Depois de ter lançado a Jetta em 2019, o Grupo Volkswagen prepara-se para lançar mais uma submarca no mercado chinês. Desta vez, apenas de automóveis 100% elétricos.

Ainda não tem nome, mas como já tinha sido avançado pelo Automotive News, sabe-se que será uma marca de lifestyle, com um posicionamento direcionado a um público mais jovem, contrastando com a imagem mais tradicional e conservadora da Volkswagen na China.

Isto significa que esta nova submarca irá fazer na China algo semelhante ao que a CUPRA já faz no mercado europeu, cultivando uma imagem diferenciada, mais dinâmica e arrojada.

Os detalhes ainda não são conhecidos, mas o que já se sabe é que este «irmão gémeo» do Tavascan será o seu primeiro modelo — cujo nome também ainda não foi revelado. No entanto, tal como o CUPRA Tavascan, também será construído, logicamente, na China.

Relembramos que o CUPRA Tavascan em si, está também muito próximo de uma série de modelos nascidos da plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Entre eles o Audi Q4 e-tron Sportback, o Skoda Enyaq Coupé iV e o Volkswagen ID.5.

Sabe esta resposta?
Que monovolume da Volkswagen esteve quase para receber uma versão desportiva com componentes da Porsche?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Sharan RS. MPV com «genes» Porsche que não chegou a acontecer