Notícias Novo Tavascan. Fomos conhecer ao vivo o futuro da CUPRA

Chega em 2024

Novo Tavascan. Fomos conhecer ao vivo o futuro da CUPRA

Fomos a Berlim conhecer o Tavascan, o segundo modelo 100% elétrico da CUPRA, que vai chegar ao mercado em 2024.

CUPRA Tavascan com Miguel Dias
© Razão Automóvel

A CUPRA escolheu a cidade alemã de Berlim para apresentar ao mundo o Tavascan, o primeiro «SUV-coupé» elétrico da marca espanhola e um modelo-chave para o seu futuro.

Depois do sucesso que tem sido o Formentor, cabe ao Tavascan manter o bom momento da CUPRA, que em pouco tempo alcançou números que poucos achavam possíveis.

O novo CUPRA Tavascan, vai ser produzido na China e só chega ao mercado em 2024, mas nós já o vimos ao vivo:

O MEB mais potente de sempre

Depois do Born, o Tavascan será o segundo modelo 100% elétrico da CUPRA. Assenta na mesma plataforma MEB do Grupo Volkswagen e vai estar disponível em duas versões. Uma será de tração traseira, denominada Endurance, com 210 kW (286 cv) e outra com tração total (dois motores elétricos), denominada VZ, com 250 kW (340 cv) e 679 Nm.

A NÃO PERDER: O sucesso da CUPRA é o fim da SEAT? À conversa com Wayne Griffiths

O CUPRA Tavascan VZ passa, assim, a ser o modelo mais potente de sempre construído sobre a plataforma MEB. Na versão VZ será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,6s.

CUPRA Tavascan traseira
© CUPRA

Em qualquer das variantes, a bateria tem sempre 77 kWh de capacidade. A CUPRA anuncia uma autonomia máxima de até 550 km na versão Endurance e de até 520 km na VZ.

Quanto à velocidade de carregamento, o Tavascan vai suportar até 135 kW, o que em teoria permite repor 100 km de autonomia em sete minutos e carregar dos 10% aos 80% em pouco mais de 30 minutos.

A tua cara não é estranha

A cara do CUPRA Tavascan é bastante familiar e não é difícil perceber o motivo: foi revelado como protótipo em 2019. E não mudou assim tanto para a versão de produção.

Vista da frente do Tavascan
© CUPRA

A maior diferença reside precisamente na dianteira, tendo adotado a nova identidade visual da marca. O maior destaque é a assinatura luminosa, composta por três triângulos em cada farol. Além disso, o logótipo da marca é também iluminado.

Destaque ainda para a máscara a negro que domina a dianteira, assumindo as vezes de uma grelha frontal convencional.

Já na traseira o que mais salta à vista é a iluminação muito futurista e o pequeno spoiler que ajuda a reforçar o cariz mais desportivo deste modelo.

Luzes traseiras
© CUPRA

De resto, a nova linguagem da CUPRA que o Tavascan exibe destaca-se pelas linhas agressivas e vincadas, dando ao «SUV-coupé» um aspeto muito desportivo e dinâmico. Qualidades que podemos encontrar em todas as propostas da marca espanhola.

Revolução no interior

Por dentro a ideia que dá é que a CUPRA foi ainda mais arrojada do que no exterior.

Marcado por uma solução totalmente nova para o tabliê, naquilo a que a CUPRA chama de “espinha dorsal”, o habitáculo do Tavascan é agressivo e desportivo, mas sempre com um toque de sofisticação à mistura.

Contamos com os habituais detalhes em cobre e com um complexo jogo de luzes que acrescenta dramatismo ao interior deste SUV coupé, que vai equipar de série bancos com apoio de cabeça integrado e corte desportivo.

Mas a maior novidade deste modelo é mesmo o ecrã central com 15”, que vimos recentemente ser apresentado com o Volkswagen ID.7.

A fazer equipa com este ecrã multimédia temos ainda um painel de instrumentos digital com 5,3” e um sistema de head-up display com realidade aumentada.

E o espaço?

Nos lugares traseiros, o espaço disponível acaba por surpreender, sobretudo em comprimento.

E o facto do piso ser totalmente plano e de não contarmos com o tradicional túnel da transmissão faz com que o lugar do centro não tenha muitas limitações.

CUPRA_Tavascan
© Razão Automóvel

Quanto à bagageira, o CUPRA Tavascan anuncia 540 l de capacidade de carga, mais 10 l do que o «primo» Audi Q4 Sportback e menos 30 l do que o Skoda Enyaq Coupé.

Quando chega?

Tal como referimos acima, o CUPRA Tavascan só vai chegar ao mercado em 2024, em maio, sendo que a produção vai arrancar ainda em dezembro deste ano, na China.