Notícias A asa traseira gigante deste CUPRA Leon não é só para dar nas vistas

Tuning

A asa traseira gigante deste CUPRA Leon não é só para dar nas vistas

O preparador alemão JE Design criou um arrojado kit aerodinâmico para o CUPRA Leon que o deixa mais agressivo e, literalmente, mais «colado» ao asfalto.

Cupra Leon JE Design - traseira
© JE Design

Uns meses depois de ter adicionado um kit de carroçaria mais largo a uma carrinha CUPRA Leon Sportstourer, a JE Design adaptou esta solução para o Leon berlina.

Se na frente as diferenças não são muitas face à carrinha, na traseira o destaque vai todo para a asa posterior gigante, digna de uma máquina de rallycross.

Não se fica pelo aparato. A JE Design diz que esta asa consegue gerar cerca de 180 kg de força descendente atrás, pelo que também foi necessário adicionar um ponto de ligação central ao spoiler traseiro de origem.

De forma a garantir um equilíbrio aerodinâmico correto, a JE Design afirma que esta asa posterior só deve ser instalada em conjunto com o novo spoiler dianteiro. Este é constituído por três componentes, sendo que a zona central pode ser ajustada longitudinalmente em duas posições: uma para circuito (gera mais downforce) e outra para estrada.

Mais rápido que um Huracán
Para comprovar a eficácia das suas soluções, a JE Design levou o CUPRA Leon ao circuito de Sachsenring (Alemanha) — mas equipado com pneus semi-slick e um kit de potência da Stage48 — e conseguiu um tempo de 1min32,82s, batendo em dois décimos o Lamborghini Huracán LP610-4.

O CUPRA Leon da JE Design inclui ainda saias laterais e pequenos componentes nas entradas de ar, mas que servem apenas como decoração. Todos eles são produzidos em ABS e disponibilizados em preto brilhante.

Menos discretas são as extensões laterais nas cavas das rodas, que incluem elementos aerodinâmicos destinados a refrigerar o sistema de travagem e a também otimizar a aerodinâmica do CUPRA Leon.

Ligações ao solo

Além de todos os elementos estéticos adicionados à carroçaria deste CUPRA Leon, a JE Design também incluiu uma suspensão mais desportiva da KW, capaz de reduzir a altura ao solo em 20 mm no eixo dianteiro e 10 mm no eixo posterior.

As jantes de liga leve com 19” da ATS foram instaladas em conjunto com pneus (255/30 R19) mais desportivos e espaçadores, que evidenciam o aspeto desportivo e, diz a JE Design, contribui para um melhor comportamento em curva.

Todos os componentes estão disponíveis para venda online na JE Design.

Cupra Leon JE Design - frente
© JE Design

Sabe esta resposta?
Que marca alemã usou um BMW M5 (E39) como «mula» de testes para um motor W10?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen desenvolveu um W10 e «mula de testes» foi um BMW M5 E39