Notícias Abarth 600e. Escorpião crossover e elétrico pode acontecer mas deveria?

Design

Abarth 600e. Escorpião crossover e elétrico pode acontecer mas deveria?

O Fiat 600e ainda não chegou ao mercado, mas já se fala que numa versão Abarth. Será que o escorpião pode mesmo «picar» um SUV/Crossover?

Rendering Abarth 600e
© X-Tomi Design

O novo Fiat 600e só vai chegar ao mercado português lá mais para o final do ano, mas já há quem o imagine a ser picado pelo escorpião da Abarth.

O conhecido X-Tomi Design resolveu imaginar como seria o Abarth 600e, caso viesse a ser produzido, usando como ponto de partida o Abarth 500e que já vimos e conduzimos.

Como seria de esperar, este designer imaginou o Abarth 600e com um kit de carroçaria mais largo, que o deixa com um ar bem mais agressivo, com novas entradas de ar inferiores, jantes de maiores dimensões (iguais às do 500e) e com pinças de travão em vermelho.

Depois, e como não poderia deixar de ser numa proposta de inspiração desportiva, destaca-se o spoiler traseiro, que ajuda a prolongar a linha do tejadilho, e o logótipo da marca do escorpião, que surge no centro das jantes, no capô e por cima da grelha dianteira.

Quais as probabilidades de se tornar real?

Na apresentação internacional do Fiat 600e, durante a sessão de perguntas e respostas, Olivier François, o diretor executivo da Fiat, foi questionado precisamente sobre este tópico.

Previsivelmente, Olivier François não confirmou que um Abarth 600e estivesse em desenvolvimento… Mas também não fechou a porta a tal possibilidade. Aliás, deixou no ar futuros desenvolvimentos para o novo modelo. Quem sabe se um desses não virá com o símbolo do escorpião?

Caso aconteça, será o primeiro SUV/Crossover da Abarth na Europa — no Brasil já existe um Pulse Abarth.

O que esperar?

Tendo em conta o que vimos no Abarth 500, o primeiro elétrico da marca, seria de prever um nível de modificações semelhante. Ou seja, mais potência (o Abarth 500e tem mais 37 cv que o Fiat 500), chassis apurado e… um som de escape artificial.

Caso mantenha a mesma bateria (54 kWh), a autonomia de 400 km do 600e levaria um «golpe» em detrimento de melhores performances, tal como aconteceu no 500e.

Quando poderá chegar?

É importante realçar — uma vez mais — que a Abarth não confirmou que está a trabalhar na sua própria versão do 600e.

Fiat 600e (RED) 3/4 traseira
© FIAT O Fiat 600e vai chegar ao mercado português no final de 2023

Porém, é uma possibilidade que não podemos descartar, até porque a partir de 2024 a Abarth só vai construir modelos exclusivamente elétricos. E será que a Abarth quer continuar a estar limitada a uma gama de um modelo só?

Com o Fiat 600e previsto chegar no final deste ano, caso um Abarth 600e aconteça, poderíamos o ver tão cedo como no final do próximo ano ou, quanto muito, no início de 2025.