Notícias Passo atrás? Motor V8 poderá regressar ao Mercedes-AMG C 63

Rumores

Passo atrás? Motor V8 poderá regressar ao Mercedes-AMG C 63

O motor V8 biturbo da Mercedes-AMG está a deixar saudades. Os substitutos eletrificados, apesar de mais potentes, não são consensuais.

Mercedes-AMG C 63 S E-Performance berlina vista traseira 3/4
© Mercedes-AMG

A Mercedes-AMG tentou, mas ninguém gostou. Segundo a Car and Driver a administração da AMG está a ponderar o regresso do V8 biturbo aos C 63 e E 63.

Relembramos que a construtora de Affalterbach, no novo C 63, prescindiu do carismático V8 biturbo por um quatro cilindros em linha associado a um sistema híbrido plug-in. E o novo E 63, apesar de ainda não ter sido lançado, será também híbrido plug-in, mas associado a um seis cilindros em linha.

Mercedes-AMG S 63 E Performance

O que os rivais estão a fazer?

Se no caso do C 63 este foi o primeiro da classe a seguir a via híbrida, a futura Audi RS 5 Avant seguirá os seus passos, mas sempre associada a um V6 biturbo, tal como acontece com a atual RS 4 Avant.

Quanto ao arquirrival de Munique, o BMW M3 mantém-se, para já, 100% a combustão. Vai ser preciso esperar pela próxima geração para termos um M3 híbrido e não se prevê que abandone o seis cilindros em linha.

Quanto ao E 63, talvez o facto do futuro BMW M5 manter-se fiel ao V8 biturbo, mesmo sendo híbrido plug-in, pode ser uma das principais razões para a Mercedes-AMG estar a considerar este «passo atrás». Quanto à Audi RS 6, atualmente com V8 biturbo, também será híbrida plug-in na próxima geração, com os rumores a indicarem o downsizing do V8 para um V6.

Regresso do V8, mas sempre como híbrido plug-in

Contudo, o agora discutido regresso do V8 aos dois modelos da AMG a acontecer, será sempre como híbrido plug-in.

Mercedes-AMG GT 63 S E Performance
AMG GT 63 S E Performance de quatro portas. V8 em grande destaque

Afinal, esta é a cadeia cinemática que faz parte do sistema E Performance do AMG GT 63 S de quatro portas e do S 63 E Performance. E já se encontra a ser atualizado com o objetivo de cumprir as exigentes normas Euro 7.

Será que este rumor tem credibilidade? São os próprios engenheiros da AMG a referir que estes dois modelos precisam apenas de ligeiras alterações na carroçaria para instalar o V8. Não só o motor em si, mas também para instalar a bateria do sistema híbrido plug-in, o motor elétrico e “equipamento auxiliar”.

Quando chega?

A Car and Driver refere duas fontes independentes — não citadas —, que afirmam que este «regresso» poderá acontecer já em 2026.

Isto significa que a acontecer, irá coincidir com as eventuais atualizações dos C 63 e E 63.

Criar espaço para um V8

Nesta «conversa» de Mercedes e motores V8, não é a primeira vez que a marca alemã remodelou um dos seus modelos para conseguir instalar um motor V8. Lembram-se do 500E?

Bem, na altura, em 1989, a Mercedes-Benz pediu ajuda à Porsche para modificar o chassis e a suspensão do Classe E (W 124). Tudo para que este pudesse receber o motor 5.0 V8 do roadster SL. O resultado, como sabemos, foi um dos melhores desportivos da sua época.

Fonte: Car and Driver

Sabe esta resposta?
Em que ano a Mercedes-Benz conseguiu percorrer 50 000 km em 201 horas com um 190 (W 201)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

À prova de tudo. Quando o Mercedes-Benz 190 fez 50 000 km a quase 250 km/h