Notícias Não vos faz lembrar nada? Conheçam os detalhes do primeiro concept de carruagem do mundo

Antevisão

Não vos faz lembrar nada? Conheçam os detalhes do primeiro concept de carruagem do mundo

Esta inédita "carruagem concept" é assinada pela Citroën e foi feita especificamente para o filme “Astérix & Obélix: O Império do Meio", que estreia em 2023.

Carruagem Citroen Astérix

Sim, aquilo que estão a ver é uma carruagem. Mas não é uma carruagem qualquer. É, muito provavelmente, a carruagem mais espetacular de sempre e resulta da colaboração entre a Citroën e o universo Astérix.

Citroën e Astérix são dois nomes incontornáveis do universo francês, pelo que esta parceria acaba por não ser só uma homenagem à famosa banda desenhada criada em 1959 como também um tributo ao lendário 2CV.

Esta “carruagem concept“, como a Citroën lhe chama, demorou três meses a fazer e vai poder ser vista nos cinemas em Portugal a partir do dia 6 de abril de 2023, no filme “Astérix & Obélix: O Império do Meio”, realizado por Guillaume Canet.

A NÃO PERDER: Um Citroën Ami que dê mais de 45 km/h? É uma possibilidade

Como tudo aconteceu?

Este foi um “desafio sem precedentes” para as equipas de design da Citroën, que estiveram envolvidas no projeto desde o início, sempre com um objetivo em mente: criar e construir uma “carruagem concept” adaptada às necessidades deste filme.

Não podíamos fazer algo menos do que extraordinário para o encontro entre estas duas lendas da cultura francesa. As equipas da Citroën e do filme ‘Astérix’ colaboraram com respeito mútuo desde o início do processo. Foi-nos dada a incrível oportunidade de criar e construir a primeira ‘carruagem concept’ e divertimo-nos muito a trabalhar neste projeto. O resultado é uma ode ao lendário 2CV, que representa a Citroën em toda a sua glória.

Pierre Leclercq, Diretor de Estilo da Citroën
Carruagem Citroen Astérix
Atrás, o double chevron não deixa dúvidas de que este é um Citroën.

Um 2CV (muito) diferente

É fácil olhar para esta carruagem e ver elementos do 2CV e muitos dos valores que a Citroën sempre defendeu enquanto marca: conforto, tecnologia e estilo arrojado.

Esta carruagem «carrega» tudo isso, ainda que naturalmente com um colorido especial, marcado pelo universo “Astérix”.

O resultado é um conceito de uma carruagem com uma suspensão feita a partir de estômagos de javali, uma capota em lona que pode ser aberta e faróis inspirados nos capacetes gauleses, iluminados por pirilampos que beberam a poção mágica secreta de Gália.

Destacam-se ainda as rodas feitas de escudos reciclados com o famoso double chevron da Citroën. Para marcar a importância desta parceria, a Citroën mostrou ainda uma nova versão do seu símbolo decorado com as asas do capacete de Astérix.

citroen Asterix logo
O logótipo da Citroën ganhou umas asas inspiradas

Nem tudo aparece nas câmeras

Esta inédita carruagem vai aparecer em várias sequências do filme “Astérix & Obélix: O Império do Meio”, mas esta parceria vai muito além daquilo que vamos poder ver no cinema.

Durante as gravações do filme a Citroën forneceu à equipa de filmagem ainda uma frota de 10 veículos eletrificados: três ë-C4, três C5 Aircross Hybrid Plug-in, dois ë-SpaceTourer, um Ami e um ë-Jumpy.

Na Pathé esta é a nossa primeira rodagem com uma frota tão grande de viaturas elétricas. Além dos veículos, a Citroën também nos ajudou a instalar os postos de carregamento com as cores do filme ‘Astérix’, criando os postos TOUTELECTRIX.

Yohann Stoll, Diretor de Parcerias de Marcas & Patrocínios, da Pathé Films

Sabe esta resposta?
Quantos exemplares do Citroën Ami Buggy foram construídos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën My Ami Buggy esgotou em menos de 18 minutos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Citroën My Ami Buggy esgotou em menos de 18 minutos