Notícias Alfa Romeo Giulia Coupé já tem nome. O desportivo que os alfistas pediam?

Antevisão

Alfa Romeo Giulia Coupé já tem nome. O desportivo que os alfistas pediam?

A Alfa Romeo e a Zagato vão juntar-se para criar um modelo desportivo com base no Giulia. Vai ser revelado em 2023.

Alfa Romeo Giulia GTAm

A Alfa Romeo vai unir forças com a lendária Zagato para criar o Giulia SWB Zagato, um modelo de produção limitada baseado no Giulia.

Para já ainda não existem grandes informações acerca deste modelo. Sabe-se apenas como se irá chamar e sabe-se que terá uma assinatura visual traseira completamente distinta do Giulia “convencional”, como se pode ver no teaser (em baixo) que ilustra este artigo, publicado pela Zagato no Instagram.

Se prestarmos atenção ao contorno da iluminação traseira percebemos que é em tudo semelhante ao que já vimos em modelos como o Alfa Romeo TZ3 Stradale ou no Alfa Romeo Giulia TZ2.

Alfa Romeo Giulia SWB Zagato
O teaser que antecipa o Alfa Romeo Giulia SWB Zagato.
A NÃO PERDER: Alfa Romeo Giulia GTAm. 540 cv e menos 100 kg. A derradeira berlina desportiva?

Será por isso de esperar que este Alfa Romeo Giulia SWB Zagato tenha uma traseira encurtada, um perfil coupé e uma imagem geral totalmente diferente do que vemos atualmente na gama da marca de Arese.

Este pode muito bem ser o tal Alfa Romeo Giulia Coupé que os “alfistas” tanto têm pedido desde que a berlina foi lançada.

O que se sabe?

Em declarações aos britânicos da Auto Express, no início deste ano, Jean-Philippe Imparato, diretor executivo da Alfa Romeo, confirmou que este modelo desportivo será “muito excitante, muito caro e muito seletivo”.

Alfa Romeo Tipo 33 Stradale
Alfa Romeo T33 Stradale

Também este ano, em declarações à Autocar, Imparato revelou que o Alfa Romeo T33 Stradale servirá de inspiração, além de ter dito: “neste momento há dois cenários possíveis: totalmente elétrico ou totalmente a combustão”.

Na base do Giulia SWB Zagato vamos encontrar, muito provavelmente, a plataforma Giorgio, a mesma do Giulia e do Stelvio. Mas ainda é cedo para perceber que motorizações estarão disponíveis.

O V6 biturbo de 2,9 litros que conhecemos do Giulia Quadrifoglio é um forte candidato, mas a avaliar pelo que disse Imparato, não podemos descartar uma inédita versão elétrica.

Recorde-se que o Maserati Grecale recorre precisamente à plataforma Giorgio, sendo que a versão elétrica, denominada Grecale Folgore, usa uma versão modificada da mesma plataforma do Giulia.

A NÃO PERDER: Maserati Grecale. Conduzimos o rival italiano do Porsche Macan

Pelo que é perfeitamente possível que este desportivo possa usar a plataforma Giorgio e, ainda assim, ser totalmente elétrico.

V6 twin turbo
É nos Alfa Romeo Giulia GTA e GTAm que este motor V6 biturbo de 2,9 litros, de origem Ferrari, atinge todo o seu potencial.

Uma relação com história

Como referimos acima, os detalhes em torno deste modelo, que vai ser revelado já em 2023, ainda são escassos. Mas uma coisa é certa: será mais um capítulo de uma história duradoura e com tradição.

É que a relação entre a Alfa Romeo e a Zagato remonta aos anos 20 do século passado, quando a carroçadora milanesa começou a produzir «fatos por medida» para alguns Alfa Romeo, tais como o G1 ou o RM.

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu pela primeira vez o Quadrifoglio (trevo de quatro folhas)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Quadrifoglio. Como é que se tornou no símbolo dos Alfa Romeo mais desportivos?