Notícias Daihatsu Mira Milano. A homenagem japonesa ao Citroën 2CV

Arranque a Frio

Daihatsu Mira Milano. A homenagem japonesa ao Citroën 2CV

Que o Japão é um país… diferente, já nós sabemos. Que o diga o Daihatsu Mira Milano, homenagem ao Citroën 2CV, que — felizmente! — não chegou à produção.

Daihatsu Mira Milano 1991

Produto da profícua década de 80 do século passado, concebido numa altura em que o Japão era também o berço de alguns dos mais icónicos desportivos à época, o Daihatsu Mira Milano foi, a par de outros “carros de bolso” algo “verdadeiramente do outro mundo”.

Criação de uma marca que lançou alguns dos mais peculiares “kei cars” dos anos 80 e 90, a verdade é que nenhum conseguiu ser tão “estranho” quanto o Mira Milano — projeto apresentado no Salão de Tóquio de 1991, com base num Daihatsu Mira L200 já então em comercialização, e que, com apenas 3,2 m, as suas três portas e tricilíndro com 50 cv de potência, pretendia ser uma homenagem ao europeu Citroën 2CV.

Felizmente — para a Citroën, mas também para a restante indústria automóvel — nunca passou de protótipo…

RELACIONADO: Kei Cars: drift para as massas

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.