Notícias Oficial. O primeiro 100% elétrico da Alfa Romeo já tem nome

Antevisão

Oficial. O primeiro 100% elétrico da Alfa Romeo já tem nome

A Alfa Romeo acaba de divulgar o nome do seu mais pequeno SUV, que será revelado em abril de 2024. Não se vai chamar Brennero.

Alfa Romeo B-SUV
© Cochespias

Milano. Este será o nome do próximo modelo da Alfa Romeo, um pequeno SUV — Sport Urban Vehicle, de acordo com a marca —, que será também o primeiro elétrico de sempre da Alfa a chegar ao mercado. A revelação acontece em abril de 2024.

A Alfa Romeo «arruma» de vez a questão sobre o nome deste modelo que, durante muito tempo, especulava-se que seria Brennero.

Outdoor com nome Milano
© Alfa Romeo Além do nome, ficamos também a conhecer o logótipo do novo Milano

Milano é Milão em italiano e é também a cidade que viu a Alfa Romeo nascer a 24 de junho de 1910. Tem, por isso, uma importância histórica e simbólica para a marca que continua a ser grande parte da sua identidade (a cruz e a serpente no logótipo são referências diretas à cidade).

Milão, hoje, é a segunda maior cidade italiana (só Roma é maior) e um centro internacional importante onde se cruzam cultura e inovação. E é das cidades que mais faz pela marca “Made in Italia” no mundo.

A decisão de escolher Milano para identificar este novo modelo ao invés de Brennero (referência a uma passagem nos Alpes, como no Stelvio) ou recuperar um nome do passado (como no Giulia), tem a ver, diz-nos a Alfa Romeo, com a vontade em regressar às suas origens italianas.

Como curiosidade, Milano era para ter sido o nome do último Giulietta (2010-2020), mas foi mudado à última hora devido à controvérsia que gerou. Isto porque, na altura, a Alfa Romeo passava por um período mais turbulento que a levaram a sair da sua cidade-berço — encerrando a fábrica de Arese —, para se mudar de «armas e bagagens» para Turim.

Alfa Romeo Milano: o que já sabemos?

O novo Alfa Romeo Milano vai «atacar» o segmento B-SUV, um dos mais competitivos do mercado e que continua a crescer. Em pouco tempo, foi reforçado com várias propostas, todas elas potenciais rivais do modelo italiano: Smart #1, Volvo EX30 e Lexus LBX.

Não escapa ao facto destes novos modelos serem ou elétricos ou híbridos e o mesmo será verdade para o Milano.

Como já referimos, o Milano será o primeiro Alfa Romeo 100% elétrico a chegar ao mercado — o super-limitado 33 Stradale, que tem opção 100% elétrica, foi revelado primeiro, mas vai chegar mais tarde. No entanto, também terá motorizações a combustão, certamente eletrificadas.

A partir deste ponto, todos os próximos Alfa Romeo a serem lançados serão 100% elétricos. Depois do Milano veremos o sucessor exclusivamente elétrico do Giulia em 2025, para em 2027 a Alfa Romeo passar a ser uma marca apenas e só 100% elétrica.

“Milano é o primeiro marco no processo de transição da marca para os elétricos e, tal como o Tonale, tem a importante missão de reforçar ainda mais a presença global da Alfa Romeo”.

Jean-Philippe Imparato, diretor executivo da Alfa Romeo

Para melhor perceber o que esperar do novo Milano, temos dois pontos de referência: o Jeep Avenger e o Fiat 600. O Alfa Romeo Milano vai partilhar com estes a sua plataforma (e-CMP2) e o local de produção em Tychy, na Polónia.

Ficam por saber os números definitivos, mas no caso da variante elétrica não apostaríamos contra serem idênticos aos já conhecidos: 115 kW (156 cv) de potência e uma bateria de 54 kWh, capaz de oferecer uma autonomia à volta dos 400 km.

Resta agora aguardar até abril do próximo ano para «fecharmos» todos os números.