Crónicas 33 Stradale. O Alfa Romeo que nasce de um Maserati que nasce de um Alfa Romeo

Origens

33 Stradale. O Alfa Romeo que nasce de um Maserati que nasce de um Alfa Romeo

Confusos? Sabemos que o Alfa Romeo 33 Stradale deriva diretamente do Maserati MC20, mas a origem deste último é também curiosa.

Alfa Romeo 33 Stradale vista lateral
© Alfa Romeo

Este é o tipo de sinergias que apreciamos na Razão Automóvel, pois permitiu à Alfa Romeo enriquecer a sua centenária história com um supercarro, algo que não víamos desde o lançamento do 33 Stradale original em 1967.

Talvez não seja estranho, por isso, o novo supercarro ser um tributo ao seu magnífico antecessor, adotando o nome e que serve de musa inspiradora para as suas linhas — só faltou mesmo o cuore com oito cilindros em V…

Não me estou a queixar do V6 que o equipa, pois, como referi, o novo 33 Stradale é o resultado de sinergias ao derivar diretamente do Maserati MC20, o aclamado supercarro da marca do tridente — o 33 Stradale tem de ser igualmente muito bom…

Maserati MC20 portas abertas, frente 3/4
© Maserati Maserati MC20

Fico algo «intrigado» com esta inversão dos papéis das marcas. Afinal, é o Alfa Romeo o mais exclusivo e escandalosamente caro dos dois. Estima-se que o preço aproxime-se dos dois milhões de euros (sem impostos), enquanto o Maserati está disponível sem limitações, por menos de «modestos» 300 mil euros em Portugal.

Supercarro MC20 em estrada e circuito. Que regresso em grande da Maserati!

A verdade é que os dois supercarros italianos partilham quase tudo aquilo que não está à vista. Desde a monocoque em carbono, às estruturas (dianteira e traseira) em alumínio, ao motor e transmissão, passando até pelo esquema de suspensão de duplos triângulos sobrepostos.

Alfa Romeo 33 Stradale frente com portas abertas
© Alfa Romeo Alfa Romeo 33 Stradale

E mesmo muitas das dimensões exteriores coincidem ou são marginalmente diferentes: os 2,7 m de distância entre eixos são idênticos, por exemplo.

Mas… sabiam que o Maserati MC20 era para ter sido inicialmente um Alfa Romeo?

A história destes dois supercarros já começa a parecer o enredo do filme Inception (A Origem), de Christopher Nolan. Isto porque o Alfa Romeo 33 Stradale deriva diretamente do Maserati MC20 que, por sua vez… deriva do cancelado Alfa Romeo 8C.

Confuso? Foi a 1 de junho de 2018 que se ouviu falar, pela primeira vez, de um superdesportivo da Alfa Romeo.

Aconteceu durante a apresentação dos planos para o futuro da Alfa Romeo — mais uns… desde 2014 que havia planos conhecidos, mas que foram frequentemente alterados —, pela boca de Sergio Marchionne, o diretor executivo da então FCA.

As specs eram sumarentas: o 8C seria um superdesportivo híbrido com mais de 700 cv, com um motor biturbo (não foi especificado o número de cilindros) em posição central traseira e um eixo dianteiro motriz eletrificado.

Alfa Romeo 8C
© Alfa Romeo Uma silhueta e especificações reveladas em 2018 que nunca se chegariam a concretizar

Depois do 4C — a definição exímia de um baby-supercar — só posso afirmar que as expetativas eram elevadas após este anúncio. A «felicidade», no entanto, seria de pouca dura.

A morte de Sergio Marchionne em julho desse mesmo ano iria baralhar (novamente) os planos da Alfa Romeo. No lugar de Marchionne ficava Mike Manley (na altura o diretor executivo da Jeep) e, quase ano e meio depois (novembro de 2019), eram anunciados novos planos tendo como palavra de ordem racionalizar.

O 8C foi cancelado, assim como um novo GTV (Giulia Coupé) e o 4C seria extinto sem a renovação prevista ou um sucessor. No lugar destas propostas de cunho marcadamente desportivo… e alfista, teríamos apenas mais SUV — que se traduzem hoje no Tonale e no B-SUV (2024).

Nem a fusão da FCA com o Groupe PSA que deu origem à Stellantis, assim como a chegada de um novo diretor executivo à Alfa Romeo, Jean-Phillipe Imparato, mudariam este rumo… até agora.

Maserati MC20
Maserati MC20

8C morre para MC20 nascer

Quase em simultâneo com o anúncio do cancelamento do Alfa Romeo 8C, a Maserati espicaçava a curiosidade dos petrolhead com algo designado de MMXX (M240), nada mais nada menos que o futuro MC20.

Adivinhem só. O MMXX era o 8C da Alfa Romeo, qual fénix renascida das cinzas…

Se, por um lado, deu pena não ver um supercarro com o scudetto da Alfa Romeo, por outro, é bom saber que o projeto chegou a bom porto, ainda que com outro símbolo — afinal, são estas máquinas que fazem os entusiastas e futuros entusiastas sonhar…

Este tipo de histórias não é inédito na indústria e muito menos na Maserati — o Ferrari Califórnia, por exemplo, nasceu como Maserati.

Por isso, a revelação do Alfa Romeo 33 Stradale é como se fosse quase um ato de justiça, devolvendo à marca aquilo que era originalmente seu.

Alfa Romeo 33 Stradale 3/4 de traseira
© Alfa Romeo Alfa Romeo 33 Stradale

Para finalizar, em mais uma reviravolta numa história cheia delas, ao revelar um 33 Stradale 100% elétrico — mesmo limitado a 33 unidades, há duas motorizações à escolha —, a Alfa Romeo como que «minou» a revelação do MC20 Folgore, o há muito prometido supercarro 100% elétrico da Maserati.

Independentemente da origem destas máquinas soberbas, o que acaba por importar verdadeiramente é que as continuem a imaginar e, sobretudo, concretizá-las — já chega de SUV…

Sabe esta resposta?
Qual o motor que equipava o Alfa Romeo 33 Stradale original de 1967?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Alfa Romeo 33 Stradale. Beleza necessária
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Alfa Romeo 33 Stradale. Beleza necessária