Notícias Fábrica de sonhos da Pininfarina está abandonada há mais de 10 anos

Insólito

Fábrica de sonhos da Pininfarina está abandonada há mais de 10 anos

Esta fábrica viu nascer modelos como o Ferrari Testarossa ou o Alfa Romeo Brera, mas agora, está abandonada e totalmente esquecida no tempo.

Fábrica abandonada da Pininfarina - Protótipos Alfa Romeo
© Forgotten Buildings / YouTube

Carros e celeiros conjugados com a palavra abandono parecem aparecer cada vez com mais frequência nesse enorme mundo que é o YouTube. Uma enorme fábrica de automóveis abandonada já não é assim tão comum.

A antiga fábrica da Pininfarina nasceu em 1986 graças a uma parceria com a General Motors, na zona de San Giorgio, em Itália. O objetivo era o de produzir as carroçarias do novo modelo da Cadillac, o roadster Allanté, que eram posteriormente enviadas para os Estados Unidos em três Boeing 747 convertidos para esta função.

Em cada um dos 747 viajavam 56 carroçarias do Allanté, desde Turim até Detroit, onde era finalizada a sua produção. Não é difícil imaginar que todo este processo era extremamente dispendioso, o que resultava num preço pouco convidativo para este novo modelo. A sua produção durou sete anos, sendo que neste período foram comercializadas apenas 20 mil unidades.

A fábrica da Pininfarina, no entanto, não encerrou as portas quando o Cadillac Allanté deixou de ser produzido. Nas mesmas linhas de montagem chegaram a ser construídos modelos como Ferrari Testarossa, por exemplo, que também tinha uma carroçaria da Pininfarina.

Mais tarde, a Peugeot optou por criar uma versão mais exclusiva do seu 406 e encomendou uma carroçaria de Coupé à Pininfarina. Por causa disso, também o Peugeot 406 Coupé fez parte da história da fábrica próxima da cidade de Turim.

Os últimos modelos produzidos nestas instalações foram os Alfa Romeo Brera e Spider, até 2011, o ano em que a fábrica da Pininfarina foi encerrada e esquecida no tempo.

Visitas em anos diferentes

Um dos temas que também descobrimos com alguma frequência no YouTube são as visitas a espaços abandonados e esquecidos no tempo. Entre os destinos há mansões opulentas, parques de diversões e agora uma fábrica abandonada e cheia de história.

Os autores destes canais, na sua maioria, têm autorização para visitar o espaço apenas por interesse histórico e não para destruir ou roubar diversas coisas, como aconteceu com algumas visitas «mistério» anteriores à captação destas imagens.

Na primeira tentativa de visita do canal Forgotten Buildings, em 2015, a entrada foi negada, sendo que através do exterior ainda se podiam ver diversos Alfa Romeo Brera e Spider abandonados, na sua maioria, unidades de testes, algumas ainda com um pouco de camuflagem visível.

Entretanto, todas estas unidades foram removidas do local e acesso foi autorizado. Na enorme área desta fábrica está incluída uma pista de testes, agora, com diversas rachas no piso e vegetação a conquistar o seu espaço.

No edifício, são visíveis marcas de assaltos em busca de cobre e outros metais, estando num estado de conservação lamentável. Ainda assim, pelas imagens, percebemos o quão incrível seria o refeitório da fábrica e os detalhes de uma empresa conhecida pelo seu design.

Nas linhas de montagem, a maquinaria continua presente, incluindo alguns «robôs» e até instruções de montagem do Brera e Spider para os cerca de 300 trabalhadores desta fábrica. Há ainda posters, pequenas peças e até material informático.

Segundo as informações disponibilizadas neste vídeo, esta visita foi efetuada em 2021, sendo que é também indicado que, atualmente, a fábrica se encontra muito mais vandalizada.

Sabe esta resposta?
Que empresa de design criou o Alfa Romeo SZ de 1989?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Zagato. Há 100 anos a criar os Alfa Romeo mais fascinantes e intrigantes