Notícias E se a Alfa Romeo fizesse um táxi? Já aconteceu

Arranque a Frio

E se a Alfa Romeo fizesse um táxi? Já aconteceu

Conhecida pelos seus desportivos, a Alfa Romeo também já «emprestou» o seu logótipo a um táxi imaginado por Giorgetto Giugiaro.

Alfa Romeo New York Taxicab
© Italdesign Giugiaro

Conhecida pelos seus desportivos e pelo palmarés arrecadado na competição, é difícil imaginar uma frase — ou ideia — onde Alfa Romeo e táxi surgem associados. Mas isso já aconteceu.

Criado pela Italdesign de Giorgetto Giugiaro, em parceria com a Alfa Romeo e a convite do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), o New York Taxicab, como era conhecido, procurava imaginar em 1976 “soluções realistas” para o futuro dos táxis da Big Apple.

Construído sobre a mesma plataforma do Alfa Romeo F12, este táxi tinha lugar para cinco passageiros (mais o condutor) e oferecia uma área disponível de cerca de 2 m2. Porém, em comparação com os táxis nova-iorquinos da época, ocupava menos 30% de área na estrada.

A NÃO PERDER: Quadrifoglio. Como é que se tornou no símbolo dos Alfa Romeo mais desportivos?

Essa foi uma das preocupações de Giugiaro, que também optou por portas traseiras de correr, para facilitar a entrada e a saída em ruas mais apertadas, e por uma rampa retrátil (escondida por baixo do piso, na lateral) que permitia o acesso a carrinhos de bebé e cadeiras de rodas.

O New York Taxicab, como exercício de design, foi pioneiro em termos de versatilidade interior e de maximização do espaço.

Nunca chegou ao «mundo real», mas antecipou muitas soluções que só surgiram mais tarde.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que motor equipava o Alfa Romeo 33 Stradale original de 1967?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Alfa Romeo 33 Stradale. Beleza necessária
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Alfa Romeo 33 Stradale. Beleza necessária