Notícias Adamastor. Supercarro português será revelado em 2024

Antevisão

Adamastor. Supercarro português será revelado em 2024

O Adamastor promete ser o primeiro supercarro português, vai ser produzido em Matosinhos, e revelado ao público no primeiro quadrimestre de 2024.

Adamastor teaser
© Adamastor

Em 2019 tivemos a oportunidade de experimentar o protótipo Adamastor P003RL, que antecipava um desportivo concebido e produzido em Portugal. Desde então, muito mudou.

A Adamastor reposicionou-se como um fabricante de superdesportivos de baixo volume e o primeiro vai ser revelado ao público no primeiro quadrimestre de 2024.

teaser supercarro português
© Adamastor

O que esperar do supercarro português?

Ainda pouco ou nada se sabe sobre a máquina em si, mas «aponte para cima», principalmente quando temos em consideração os potenciais rivais considerados por Ricardo Quintas, um dos fundadores da Adamastor.

“Desde logo a Aston Martin e o seu Valkyrie, mas também marcas como a Pagani, a Koenigsegg, a Rimac, sem esquecer outras como a Mercedes-Benz, Audi, Porsche e Ferrari na categoria dos supercarros”.

“Iremos propor algo, em termos de performance, muito semelhante, mas com uma abordagem “keep it simple”, verdadeiramente competitiva”.

Ricardo Quintas, fundador e CEO da Adamastor

Tendo em conta o posicionamento estratosférico para onde aponta o seu novo supercarro, a Adamastor também anuncia uma produção limitada a 25 carros por ano, com séries limitadas a 60 unidades dos seus modelos.

Em 2019 pudemos testar o protótipo do que seria um futuro desportivo da Adamastor. Esse projeto parece ter sido colocado de parte e agora veremos em 2024 um superdesportivo

Por enquanto, ainda não foram anunciadas especificações nem preços. O pouco que sabemos é que será um supercarro a combustão e o motor virá de um fornecedor externo. Tendo em consideração que a Ford faz parte da rede de consultores da Adamastor, será que veremos um V8 da oval azul no compartimento do motor do futuro supercarro?

A Adamastor planeia fabricar dois modelos: um de estrada e um de competição. Promete conseguir conciliar as exigências de um carro de competição com as necessidades do dia a dia. É, no entanto, a vertente da competição aquela na qual a marca se quer destacar.

(…) por sermos uma marca portuguesa, um país com pouca presença na indústria da produção automóvel e por isso nada melhor do que levarmos o nosso produto para a pista, para o meio dos chamados «tubarões», de forma a mostrarmos a performance, resistência e resiliência do produto Adamastor.

Ricardo Quintas, fundador e CEO da Adamastor

A Adamastor

O quartel-general da Adamastor está localizado na zona da Perafita, em Matosinhos, tendo instalações que ocupam uma área de trabalho de 2225 m2, mas que tem um potencial de expansão até aos 6000 m2.

fábrica de produção Adamastor no Porto
© Adamastor Fábrica localizada na zona da Perafita, em Matosinhos

A equipa tem, de momento, 14 pessoas, com formação nas demais áreas: engenharia, design e produção. E promete ter um sistema de apoio ao cliente altamente personalizado: “é a Adamastor que vai ao encontro do cliente, e não o contrário”, como esclarece Ricardo Quintas.

Leia também: Apanhámos boleia do novo Porsche Macan 100% elétrico com 612 cv

O fabricante de supercarros nacional pretende chegar a três tipos de clientes: o colecionador de automóveis exclusivos, o amante de alta performance e o condutor que utiliza o seu supercarro apenas pontualmente.

Agora? Resta-nos esperar por 2024 para ficar a conhecer o supercarro português.