Notícias Ex-chefe de design da Ferrari e McLaren redesenha Alfa Romeo 33 Stradale

Design

Ex-chefe de design da Ferrari e McLaren redesenha Alfa Romeo 33 Stradale

O designer Frank Stephenson considera o novo Alfa Romeo 33 Stradale quase perfeito… quase. Fiquem a conhecer o seu redesign.

Alfa Romeo 33 Stradale frente com portas abertas
© Alfa Romeo

O Alfa Romeo 33 Stradale foi uma das mais agradáveis surpresas do ano, marcando não só o regresso da marca italiana aos superdesportivos como celebra um dos mais belos automóveis de todos os tempos, o 33 Stradale original, de 1967.

Seria impossível não nascer uma bella macchina, certo? Bem, não é bem assim. A missão dos designers da Alfa Romeo esteve longe de ser fácil.

Tiveram não só que conseguir um delicado equilíbrio entre o tributo ao passado e um desenho moderno; ao mesmo tempo que lidavam com condicionantes como regulamentos ou o recurso a uma base existente, neste caso, a do Maserati MC20.

Podemos afirmar que o resultado final é consensualmente positivo. Mas agora recebeu o reconhecimento de um dos designers automóveis com mais experiência no ramo, Frank Stephenson.

Se não conhecem este designer pelo nome, certamente conhecem os supercarros com o seu cunho: Maserati MC12, Ferrari F430, McLaren P1, McLaren 720S entre outros… Foi ele o primeiro chefe de design de sempre da Ferrari e da McLaren Automotive, o que diz muito não só sobre o seu talento como competência.

Por isso, se há alguém capaz de fazer uma avaliação rigorosa do design do Alfa Romeo 33 Stradale terá de ser Frank Stephenson. E é precisamente isso que podemos ver no vídeo que publicou no seu canal de YouTube:

Stephenson começa por fazer uma apreciação muito positiva do desenho do Alfa Romeo 33 Stradale, mas diz que podia ser melhor quando evidencia certos aspetos e detalhes que podiam ter sido feitos de outra forma.

Não se trata de mudar apenas por mudar. No vídeo recomendamos que oiçam Stephenson justificar as modificações que sugere. O melhor é que podemos ver o resultado das modificações que sugere, com a apresentação de várias renderizações.

Para poderem apreciar e comparar devidamente o antes e depois, vejam as imagens da galeria abaixo:

Digam de vossa justiça. A proposta de redesign de Frank Stephenson agrada-vos e é efetivamente superior ao 33 Stradale que a Alfa Romeo apresentou?

Na galeria abaixo, podem ver em mais detalhe o que foi mudado no redesign: