Notícias Quatro motores e mais de 1300 cv. Que segredos esconde o supercarro da BYD?

Antevisão

Quatro motores e mais de 1300 cv. Que segredos esconde o supercarro da BYD?

O futuro desportivo da BYD chama-se YangWang U9 e acabam de ser descobertas algumas das suas especificações, antes da chegada ao mercado.

BYD YangWang U9 - 3/4 de frente
© MIIT

Já passaram uns meses desde que a BYD surpreendeu tudo e todos no Salão de Xangai, na China, ao apresentar um supercarro capaz de circular em três rodas, dar saltos e até dançar.

Na altura, a marca anunciou valores muito respeitáveis, como os dois segundos necessários para acelerar dos 0 aos 100 km/h, por exemplo. Quanto à potência máxima, ficaria acima dos 1000 cv, fornecidos por quatro motores elétricos, um por cada roda.

Desde então não surgiram muitas mais novidades sobre o U9, exceção feita a uma passagem em pista com os discos de travão incandescentes, durante uma sessão de testes. Mas agora, há novas informações oficiais, cortesia do MIIT (Ministério da Indústria e Tecnologias de Informação) da China.

BYD YangWang U9 - traseira
© MIIT

Durante a sua fase de homologação, todos os novos modelos produzidos na China têm de passar pelo MIIT, sendo que muitas das informações acabam por ser reveladas online. O BYD YangWang U9 não foi exceção.

Tal como avançado pelo Car News China, ficámos a saber que o novo U9 mantem os quatro motores elétricos, cada um deles com 240 kW (326 cv) de potência. Com estes valores, a potência máxima combinada do sistema acaba por ficar acima do inicialmente previsto, com 960 kW (1305 cv).

Para alimentar o sistema elétrico, o YangWang U9 vai recorrer a uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 100 kWh da FinDreams, uma subsidiária da BYD, o que lhe permite anunciar uma autonomia máxima em torno dos 700 km (CLTC).

De salientar que o ciclo chinês (CLTC) é bem mais «otimista» que o «nosso» ciclo WLTP. Por norma, o ciclo CLTC é entre 10% e 20% superior ao WLTP, pelo que podemos esperar uma autonomia (WLTP) em torno dos 600 quilómetros.

Números promissores, mas e o peso?

Tal como revelado nos dados do MIIT, a velocidade máxima é de 300 km/h, limitada pela eletrónica, e a aceleração dos 0 aos 100 km/h mantém a promessa dos dois segundos. Já o peso deverá rondar os 2475 kg, o que naturalmente vai representar um desafio acrescido na hora de tornar este desportivo competente do ponto de vista dinâmico.

Em termos de dimensões, o YangWang U9 tem um comprimento de 4,97 m, uma largura de 2,03 m e uma altura inferior a 1,3 m. A distância entre eixos é de 2,9 m, necessários para «arrumar» a bateria do sistema.

A via dianteira é bem mais larga que a traseira (1719 mm na frente e 1676 mm atrás). E para fazer a ligação ao solo estão presentes jantes de 21″, equipadas com pneus 275/35 no eixo dianteiro e 325/30 no eixo posterior.

Quando chega?

Segundos os dados disponíveis, o YangWang U9 será produzido na fábrica da BYD localizada em Shenzhen, na China. A sua chegada ao mercado chinês está prevista para o próximo ano e o preço vai rondar um milhão de ienes, cerca de 130 mil euros, convertidos com as taxas de câmbio atuais.

Quanto a uma eventual chegada a mercados fora da China, ainda não existem informações disponíveis.