Notícias Skoda Epiq ao ataque. Um novo SUV elétrico por 25 mil euros

Indústria

Skoda Epiq ao ataque. Um novo SUV elétrico por 25 mil euros

A marca checa deu-nos a conhecer o seu mais recente elétrico Skoda Epiq, que estreia uma nova imagem da marca e irá ser apresentado em 2025.

O segmento B-SUV é o que mais vende e mais cresce na Europa, e uma vez que a Skoda tem o objetivo de ser umas das cinco marcas mais vendidas no mercado europeu, «puxou das armas» e apresenta hoje o Skoda Epiq.

Trata-se de um protótipo muito próximo do modelo final, que será apresentado já no próximo ano, e que junta-se assim a uma ofensiva de carros europeus, 100% elétricos, a «preços canhão». Nomeadamente o novo Renault 5, Citroën ë-C3, e em 2026 com esta mesma plataforma Volkswagen ID.2all.

Ainda é cedo, mas a Škoda decidiu abrir já o jogo: preço da versão base será de cerca de 25 mil euros. Daqui em diante as coisas ficam ainda mais interessantes, como vão ver nas próximas linhas.

Mais espaço

O novo Epiq vai ser ligeiramente mais pequeno que o atual Kamiq — com 4,1 metros de comprimento—, mas graças ao melhor aproveitamento de espaço permitido pela plataforma 100% elétrica, a marca checa reclama uma bagageira com 490 litros.

Apesar de ainda não termos informação sobre a motorização elétrica, sabe-se que este modelo vai ter uma autonomia que nas versões com maior bateria vai superar os 400 km.

Novo design

O Epiq vai estrear também uma nova linguagem de design no seu interior e exterior. A marca chama-lhe Modern Solid e combina “robustez, funcionalidade e autenticidade”, representando o “próximo nível de modernidade” da marca.

A frente apresenta um design totalmente revisto, com a grelha dianteira em preto brilhante a ser um reinterpretação moderna da tradicional grelha Skoda — Tech-Deck Face —, sendo que reúne funcionalidades como radar de distância e câmara frontal.

Leia também: Ofensiva elétrica da Skoda até 2026. Já vimos os novos modelos (mais ou menos)

O modelo vai contar ainda com um novo spoiler saliente e faróis com tecnologia Matrix LED em forma de T, situados num plano inferior e secundário. Nas rodas, o Epiq vai contar com jantes aerodinamicamente otimizadas para reduzir o consumo energético e aumentar a autonomia.

Interior Skoda Epiq
© Skoda Retirando alguns exageros normais dos protótipos, o interior da versão final do Epiq não deverá ser muito diferente desta.

No interior, sabe-se que os comandos físicos vão permanecer, no entanto a Skoda vai oferecer também a opção de chave móvel digital que poderá ser operacionalizada apenas através do smartphone.

O Škoda Epiq é o segundo de seis modelos que a marca ambiciona lançar até 2026. Prometemos mais detalhes para breve.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi fabricado o primeiro Škoda 1100 OHC Coupé?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

1100 OHC Coupé. O projeto de reconstrução mais ambicioso da Škoda