Notícias Audi e-tron GT vai ganhar potência e autonomia como o “primo” Taycan?

Fotos-espia

Audi e-tron GT vai ganhar potência e autonomia como o “primo” Taycan?

O «primo» do Porsche Taycan, o Audi e-tron GT, também prepara-se para uma renovação. Os protótipos de testes já estão na estrada.

© Razão Automóvel

É difícil falar no Audi e-tron GT sem falar no Porsche Taycan. Afinal, o primeiro deriva diretamente do segundo, partilhando com este toda a parte técnica.

Agora, depois de termos conhecido a atualização do Taycan, é o e-tron GT que já se encontra na sua fase de testes dinâmicos, com o objetivo de renovar a gama atual.

Na Suécia, no meio da neve, foi avistado o e-tron GT, enquanto na Alemanha — sem neve —, podemos ter o primeiro vislumbre do RS e-tron GT, a variante mais desportivo do elétrico da Audi. Ambas as versões deixam ver novidades estéticas ao nível dos para-choques.

Os sistemas de iluminação também foram revistos, já incluindo as tecnologias mais recentes da marca a este nível, permitindo uma maior personalização, como a escolha da assinatura luminosa.

Segundo as informações disponíveis, a Single frame (que dificilmente podemos classificar de grelha) poderá sofrer alterações, mas nos protótipos fotografados essa zona está bem protegida e não revela nenhum dos seus segredos.

Na secção traseira, o para-choques parece também ter sido alvo de alterações, sendo perceptível o novo desenho do difusor de ar traseiro, aparentemente idêntico ao da versão RS.

Para que não restem dúvidas sobre as origens — Porsche Taycan —, há um pormenor interessante que podemos ver nas imagens. Se reparar com atenção, as enormes pinças de travão dianteiras pintadas de vermelho estão identificadas como Porsche.

Fazem parte de um sistema de travagem com dimensões consideráveis, não só nas pinças, como também no tamanho dos próprios discos, ventilados e perfurados nas quatro rodas, como na unidade usada nos testes de inverno.

Renovado Audi e-tron GT vai ficar apenas pela aparência?

Tudo indica que não. Ainda não é possível confirmar, mas é de esperar que o Audi e-tron GT venha a ter novidades na sua cadeia cinemática elétrica, tanto ao nível dos motores como nas baterias.

Afinal, foi o que aconteceu com o «primo» Porsche Taycan e para ter uma ideia dos números, o melhor é mesmo consultá-los.

Por exemplo, mesmo deixando de parte o Taycan Turbo GT, a berlina desportiva da Porsche está mais potente em praticamente todas as suas versões, com ganhos que vão dos 14 cv no 4S (544 cv) aos 204 cv no Turbo (884 cv), com o Turbo S a anunciar 952 cv (mais 191 cv que antes).

Também as baterias «cresceram» para os 93 kWh e 105 kWh, mais 14 kWh e 12 kWh, respetivamente, que antes.

Isto significa que o renovado Audi e-tron GT deverá também reforçar os seus argumentos em matéria de performance e autonomia, com números que não deverão ser muito diferentes do seu «primo» proveniente de Estugarda.