Notícias Melhor e mais barato. Todos os detalhes do novo Dacia Spring

Vídeos RA

Melhor e mais barato. Todos os detalhes do novo Dacia Spring

Continua a querer ser um elétrico para todos, mas ganhou uma imagem totalmente nova e está mais digital e seguro do que nunca.

Dacia Spring thumb

O Dacia Spring é um caso de sucesso. Lançado em 2021, já soma mais de 140 000 unidades vendidas e tem sido, ano após ano, um dos 100% elétricos preferidos dos clientes particulares europeus.

Pelo meio, várias evoluções, com a mais significativa a ter acontecido o ano passado, altura em que passou a contar com a nova imagem visual da Dacia e ganhou uma motorização mais potente.

Um ano depois, se tanto, o Spring acaba de sofrer a maior transformação até à data e nós fomos ver, em primeira mão, tudo o que mudou.

Mostramos tudo neste vídeo:

Mais robusto e mais moderno

Por fora, as alterações são evidentes. O novo Spring ganhou uma dianteira totalmente nova, marcada por uma nova assinatura luminosa (luzes diurnas em LED), a fazer lembrar o «irmão» Duster, e pelo (ainda) novo logótipo da marca romena em grande destaque ao centro.

Dacia Spring 2024 frente
© Dacia Esta nova assinatura visual foi vista pela primeira vez no novo Duster

A traseira foi também extensivamente remodelada com novos para-choques e grupos óticos, mais angulares e agora unidos por uma barra a negro que integra a inscrição da marca, por extenso.

De perfil, destacam-se os novos painéis das portas e proteções dos arcos das rodas e lateral. Ainda que seja fácil de constatar que os manípulos das portas ou as janelas são os mesmos que já conhecíamos.

O que é indiscutível é como estas mudanças deram ao Spring um visual mais robusto e com uma identidade mais forte.

Revolução a bordo

Por dentro, arrisco dizer que as mudanças foram ainda mais significativas, com a Dacia a dar ao Spring um tabliê inteiramente novo, baseado na sua nova linguagem de estilo.

O painel de instrumentos passou a equipar um painel digital de 7″, disponível de série. Ao centro, há um ecrã multimédia de 10” que permite integração sem fios com smartphone através do Android Auto e do Apple CarPlay.

Associado a isto, a Dacia reforçou substancialmente a segurança a bordo do Spring. Aliás, foi uma das principais razões que motivou esta mudança significativa ao fim de tão poucos anos, para ficar em conformidade com as novas exigências da União Europeia.

Por isso vemos o Spring ser equipado de série com sistemas de ajuda à condução (ADAS): desde o sistema de travagem de emergência ao sistema de reconhecimento de sinais com alerta de velocidade, passando pelo alerta de saída de faixa, sistema de manutenção em faixa ou pelo detetor de atenção do condutor.

Espaço e versatilidade

Apesar de compacto (apenas 3,70 m de comprimento), o Spring continua a contar com espaço de arrumação interessante, que a Dacia diz ser referência na sua categoria.

A bagageira, por exemplo, oferece agora 308 l de capacidade — antes era 270 l —, sendo que com os bancos traseiros rebatidos este número cresce até aos 1004 litros.

Novidade: Dacia Duster 2024 em Portugal. Primeiras impressões ao vivo

A somar a isso, o Spring conta agora com um compartimento de arrumação (opcional) por baixo do capô dianteiro que oferece 35 l de espaço adicional, aos quais se somam mais 33 l no habitáculo, divididos pelas laterais das portas e pelo porta-luvas.

Vai mais longe?

Se a Dacia apostou por revolucionar o visual exterior e interior do Spring, foi bem mais comedida na hora de mexer na mecânica, que permaneceu praticamente inalterada.

A NÃO PERDER: Sandrider. Esta é a máquina da Dacia para o Dakar 2025

O mesmo é dizer que o novo Dacia Spring continua a estar disponível com duas configurações distintas, uma de entrada de gama, com um motor elétrico de 33 kW (45 cv) e 125 Nm, e outra topo de gama com um motor elétrico que entrega 48 kW (65 cv) e 113 Nm.

O motor de 48 kW (65 cv) está disponível nos níveis Expression e Extreme. Já o de 33 kW (45 cv) surge associado aos níveis Essential e Expression.

Na versão menos potente, o Spring precisa de 19,1s para cumprir o habitual sprint dos 0 aos 100 km/h, sendo que a velocidade máxima está limitada aos 125 km/h. Na variante mais potente, a velocidade máxima não se altera, mas a aceleração até aos 100 km/h é bem mais rápida: 13,7s.

Até 220 km de autonomia

Comum a ambas as versões é a bateria com 26,8 kWh de capacidade útil (sem alteração), que surge montada por baixo dos lugares traseiros. Garante, em qualquer uma destas variantes, uma autonomia de até 220 quilómetros.

Pode não parecer muito, mas de acordo com os dados de utilização recolhidos pela própria Dacia (através dos computadores de bordo), os utilizadores do Spring fazem em média apenas 37 km por dia, a uma velocidade de 37 km/h. Em 75% dos casos, os carregamentos são feitos em casa.

Além disso, agora o Spring passa a estar disponível com um sistema de travagem regenerativa que pode ser ativado através do modo B da caixa, o que em teoria deverá ajudar no controlo dos consumos: a marca anuncia consumos médios inferiores a 14,6 kWh/100 km.

E os carregamentos?

Quanto aos carregamentos, também não há novidades a registar. De série o Spring conta com um carregador de corrente alternada (AC) que suporta até 7 kW (20%-100% em quatro horas e numa tomada doméstica são necessárias cerca de 11 horas).

Dacia Spring 2024 porta carregamento
© Dacia

De forma opcional é possível equipar um carregador de corrente contínua (DC) que permite velocidades de até 30 kW. A esse ritmo são necessários apenas 45 minutos parra carregar dos 20% até aos 80%.

Outra novidade deste novo Spring são os carregamentos bidirecionais, graças à funcionalidade V2L, ou vehicle-to-load. O mesmo é dizer que se pode montar um adaptador na porta de carga do Spring para alimentar pequenos aparelhos eletrónicos, como por exemplo uma máquina de café.

Preços vão descer

As encomendas do novo Dacia Spring vão abrir ao público na primavera de 2024, sendo que as primeiras unidades só devem chegar a Portugal no verão.

Quanto aos preços, ainda não são conhecidos, mas tudo indica que vão descer. Recorde-se que atualmente o Spring está disponível com preços a partir de 20 400 euros.

E não podemos esquecer que, quando chegar, já terá a companhia do Citroën ë-C3, proposta do segmento acima, mas com preços a começar nos 23 300 euros e com a promessa de uma versão a roçar os 20 mil euros no próximo ano: