Notícias Mais “Extreme” do que nunca. Gama Dacia tem ainda mais trunfos

Apresentação

Mais “Extreme” do que nunca. Gama Dacia tem ainda mais trunfos

A Dacia acaba de apresentar o nível de equipamento Extreme, que está disponível no Duster, Jogger, Sandero Stepway e Spring. O que muda?

Gama Dacia Extreme
© Dacia

Em 2021, quando Luca de Meo, diretor executivo do Grupo Renault, apresentou o plano estratégico Renaulution, ficou claro que o caminho para a Dacia teria que passar pela continuidade do seu sucesso nos últimos 15 anos, bem como expandir o seu território.

Parte disso vai ficar já notório no próximo ano, com a revelação da versão de produção do Bigster, um SUV para o segmento C.

Mas há outros planos de ação em marcha, sendo que um dos mais importantes até já aconteceu: em 2022 a Dacia introduziu ao mesmo tempo, em todos os seus modelos, uma nova identidade visual, para uma reafirmação de modernidade.

A NÃO PERDER: Dacia foi a marca mais vendida em Portugal em abril

Agora, a aposta passar por reforçar o carácter mais aventureiro das suas propostas, sem nunca esquecer o foco no essencial e sempre sem perder de vista o apelo económico que sempre esteve presente no ADN da Dacia.

Gama Dacia Extreme
© Dacia O nível de equipamento Extreme já está disponível no Dacia Spring, Jogger, Duster e Sandero Stepway

Este último passo é agora consolidado com o lançamento do nível de equipamento Extreme, que leva mais além a abordagem aventureira e robusta dos modelos Dacia.

O nível Extreme está disponível no Sandero Stepway, Duster, Jogger e Spring, e pode ser escolhido em todas as motorizações dos respetivos modelos, com exceção do Spring, que só pode assumir este acabamento na versão com 65 cv, que também é novidade.

Design inspirado na vida ao ar livre

As versões Extreme distinguem-se por contarem com elementos visuais distintos que evocam as atividades fora de estrada, a começar logo nas proteções a preto que surgem nas laterais.

Dacia Jogger Extreme
© Dacia Os autocolantes a negro nas secções por cima das saias laterais e atrás das cavas das rodas dianteiras reforçam o carácter aventureiro das versões Extreme

Destacam-se também as novas cores Verde Cedar (Sandero Stepway, Duster e Jogger) e Azul Slate (Spring), que contrastam com o preto brilhante das jantes e com os apontamentos em cobre das capas dos espelhos retrovisores, centro das rodas e lettering na porta da bagageira.

Esta cor também se manifesta no habitáculo, com os frisos dos painéis das portas, as molduras das saídas de ventilação e os contornos da consola central (no Spring) a surgirem em cobre, tal como as costuras dos bancos, que se apresentam com um novo tecido MicroCloud (semelhante ao veludo), que é bastante fácil de limpar.

Também pensados para uma utilização ao ar livre estão os novos tapetes em borracha, que além de serem mais grossos contam com desenhos topográficos que lhe dão um aspeto mais aventureiro, além de serem muito fáceis de lavar.

Dacia Sandero Extreme
© Dacia Detalhes em cobre nas saídas de ventilação, nos painéis das portas e nas costuras dos bancos dão um toque mais sofisticado e cuidado ao interior da gama Dacia

Mais ajudas fora de estrada

O Duster, na versão 4×4, é o Dacia mais capaz fora de estrada, por larga margem. Contudo, a marca romena introduziu uma tecnologia no Sandero Stepway e Jogger (apenas na versão Extreme) que promete melhorar o comportamento destes dois modelos de duas rodas motrizes em terrenos mais difíceis.

Dacia Duster Extreme traseira
© Dacia Dacia Duster Extreme

Denominada Extended Grip, esta solução atua sobre o funcionamento do ESP e do controlo de tração e consegue otimizar a aderência em condições mais extremas, fazendo com que uma das rodas dianteiras possa inclusive rodar a uma velocidade superior para ultrapassar um obstáculo.

Spring com nova motorização

Além de receber o novo nível de equipamento Extreme, o elétrico Dacia Spring também ganhou uma nova motorização, mais potente, com 65 cv.

LEIAM TAMBÉM: Dacia Spring em autoestrada e estrada «aberta». Prova superada?

Para conseguir este aumento de potência o motor elétrico agora tem um regime de rotação bastante mais elevado (14 700 rpm contra 8 500 rpm na versão de 45 cv), sendo que a caixa de velocidades com uma relação foi trabalhada de maneira a enviar mais binário para as rodas.

Graças a isso, o Spring com 65 cv é agora bastante mais capaz nas acelerações e nas recuperações: acelera dos 0 aos 50 km/h em 3,9s, 1,9s mais rápido do que o Spring 45. Já o tempo necessário para passar de 80 a 120 km/h é reduzido para quase metade (13,5s em comparação com 26s).

Quanto à bateria, continua a ter a mesma capacidade, 27,4 kWh, sendo que na versão de 65 cv o Spring reivindica menos 10 km de autonomia (220 km no total) no ciclo misto WLTP, além de anunciar até 305 km no ciclo urbano.

Qual o preço das versões Extreme?

Já disponíveis para encomenda no mercado português, as versões Extreme do Sandero Stepway, Duster, Jogger e Spring já têm preços definidos:

Dacia Sandero Stepway

Sandero Stepway Extreme TCe 90 CVT: 19.299 euros
Sandero Stepway Extreme ECO-G 100: 18.200 euros
Sandero Stepway Extreme TCe 110: 18.999 euros

Dacia Duster

Duster Extreme ECO-G 100 4X2: 21.650 euros
Duster Extreme TCe 130 FAP 4X2: 23.300 euros
Duster Extreme Blue dCi 115 4X2: 25.600 euros
Duster Extreme TCe 150 EDC 4X2: 25.800 euros
Duster Extreme Blue dCi 115 4X4: 28.100 euros

Dacia Jogger

Jogger Extreme ECO-G 110 5 lugares: 20.750 euros
Jogger Extreme TCe 110 5 lugares: 21.150 euros
Jogger Extreme ECO-G 110 7 lugares: 21.650 euros
Jogger Extreme TCe 110 7 lugares: 22.050 euros
Jogger Extreme HYBRID 140 7 lugares: 28.850 euros

Dacia Spring

Spring Extreme ELECTRIC 65: 22.050€