Notícias Dacia Duster 2024 em Portugal. Primeiras impressões ao vivo

Apresentação

Dacia Duster 2024 em Portugal. Primeiras impressões ao vivo

O novo Dacia Duster só chega em maio, mas a nova geração do SUV passou por Portugal. Fique com as nossas primeiras impressões.

© Mariana Teles / RA

No âmbito da apresentação dos resultados comerciais da Dacia em Portugal em 2023, pudemos ter, pela primeira vez, acesso ao novo Dacia Duster.

Estamos a alguns meses do início da sua comercialização — arranca em maio, mas as encomendas abrem em março —, mas esta passagem do modelo por Portugal já permitiu um primeiro contacto estático ao vivo.

Quanto a preços, ainda não há. Mas os responsáveis da marca vão anunciá-los em breve e as notícias podem ser animadoras.

Dacia Duster traseira branco 3/4
© Mariana Teles / RA

As primeiras impressões

A Dacia manteve as proporções gerais da geração anterior, mas agora foram combinadas com as linhas da nova identidade da marca. A estética é um campo sempre algo subjetivo, mas a opinião parece ser unanime: o Dacia Duster está a evoluir num bom sentido.

O novo estilo só não é uma novidade absoluta porque o Duster 2024 «cola-se» ao protótipo do futuro Bigster, revelado em 2021. E como acontece com a atual geração de modelos da Dacia, o novo Duster assenta sobre a plataforma CMF-B.

Melhor por dentro (novamente)

Se no exterior as diferenças são evidentes, no interior são ainda mais. A cada nova geração, a Dacia aproveita para melhorar o interior de um modelo que começou por ser algo básico, para aproximar-se cada vez mais das soluções dos seus concorrentes.

O ecrã central tem agora 10,1″ e passou a surgir no topo do tabliê, ligeiramente virado para o condutor, melhorando bastante o acesso e utilização. No antecessor estava numa posição muito baixa. Os grafismos são também consideravelmente mais modernos.

Os comandos rotativos muito práticos de controlo da climatização ficaram na geração anterior, porém a marca romena manteve comandos físicos, só que agora são do tipo tecla — não tão práticos de usar, mas melhor do que recorrer ao ecrã.

O interior mostrou ser espaçoso e prático, tendo inúmeros espaços de arrumação. Em termos de materiais, previsivelmente, continuam a ser maioritariamente duros, ainda que a marca tenha recorrido a texturas para os tornar mais agradáveis à vista.

Eletrificação chega ao Duster 2024

Fruto da nova plataforma, há várias novidades em termos de motorizações.

Pela primeira vez o Dacia Duster deixa de estar disponível com uma motorização Diesel. No seu lugar, surge uma motorização híbrida com 140 cv. Mas não é a única motorização eletrificada: o Duster também vai ter uma motorização mild-hybrid de 48 V.

Dacia Duster dianteira branco 3/4
© Mariana Teles / RA

A motorização bi-fuel, ECO-G — que representa seis em cada 10 carros vendidos pela Dacia em Portugal (dados 2023) — terá tudo para voltar a ser uma das versões mais procuradas. Com dois depósitos de 50 l cada — um para gasolina e outro para GPL —, declara uma autonomia de até 1300 km.

Para saber mais detalhes sobre o novo Dacia Duster siga a ligação abaixo.

Sabe esta resposta?
Quem foi o vencedor do troféu Carro do Ano 2002 em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Laguna. Vencedor do troféu Carro do Ano 2002 em Portugal