Notícias JLR abranda nos 100% elétricos e acelera nos híbridos

Indústria

JLR abranda nos 100% elétricos e acelera nos híbridos

A JLR está a reduzir o ritmo de desenvolvimento dos seus futuros modelos elétricos e a aumentar o de mais propostas híbridas plug-in.

Range Rover P530 MY2022

A JLR — o grupo onde estão as marcas Jaguar, Range Rover, Defender e Discovery — acaba de anunciar ajustes na sua estratégia de eletrificação para os próximos anos. Ajustes que são justificados pelo «arrefecimento» da procura por automóveis elétricos, mas também pela maior procura por híbridos plug-in.

Tal como referido por Adrian Mardell (diretor executivo da JLR) durante a conferência sobre os resultados financeiros do grupo, o período de lançamento de automóveis 100% elétricos está a ser estendido. Em paralelo, estão a dar mais prioridade ao lançamento de híbridos plug-in face à aceitação crescente por parte dos clientes.

Se em 2021 os planos da JLR anunciavam o lançamento de seis novos modelos 100% elétricos até ao ano 2026, agora esse objetivo foi reduzido para quatro.

Entre os que estão confirmados, o Range Rover Electric assume particular destaque. É o primeiro elétrico de sempre da marca, que já conta com uma lista de espera com mais de 16 mil pessoas. No entanto, sobre este, Mardell refere que o seu lançamento previsto para o final deste ano poderá ser atrasado, de forma a garantir que este seja perfeito.

“Se forem necessários mais alguns meses para chegar a esse ponto, então a equipa terá permissão para isso”

Adrian Mardell, CEO da JLR

Logo a seguir ao lançamento do Range Rover elétrico, será a vez do Range Rover Sport, o que faz todo o sentido, uma vez que ambos partilham praticamente quase tudo. Já os modelos seguintes serão de tamanho mais compacto, com uma nova geração do Evoque e do Velar a encabeçarem a lista de candidatos possíveis.

Além destes, há também que relembre o desejo da marca em construir uma versão 100% elétrica do Defender na fábrica da Eslováquia. Mas a própria JLR não adianta datas concretas, afirmando apenas que será antes de 2030.

Híbridos plug-in em destaque

Uma das realidades da gama de modelos da JLR nos últimos anos foi o «colapso» na procura de modelos equipados com motor Diesel, com esse espaço a ser ocupado pelos híbridos plug-in. E os clientes da JLR procuram cada vez mais essas motorizações.

É o que podemos constatar nos números de vendas de 2023. Segundo a Dataforce, as vendas de híbridos plug-in da JLR tiveram um aumento de 68% em 2023, totalizando 45 224 unidades. Um valor que faz deste grupo aquele com maior crescimento a este nível.

Range Rover Velar P400e, a carregar, perfil,
© Land Rover

“A aceitação dos híbridos plug-in foi uma grande surpresa”, tal como referido por Mardell, adiantando que a JLR está a “trabalhar arduamente para disponibilizar mais no mercado”. As únicas limitações em termos de vendas desta tipo de solução foram apenas derivadas de problemas na cadeia de abastecimento.

Não é só na JLR que se confirma esta tendência. Jim Farley, o diretor executivo da Ford Motor Company confirma-a, referindo que “os híbridos vão desempenhar um papel cada vez mais importante na transição da indústria automóvel e estarão aqui a longo prazo”. Acrescentou ainda que “as margens dos híbridos são muito mais aproximadas às dos veículos a combustão e ‘muito mais elevadas’ do que as dos 100% eléctricos.”

Novo futuro para a Jaguar

A aposta reforçada nos híbridos, contudo, não demove os planos da JLR para o relançamento da Jaguar em 2025, que será exclusivamente elétrica.

O primeiro Jaguar da nova era assentará sobre uma nova plataforma (JEA) e assumirá os contornos de um GT de quatro portas. Fique a conhecê-lo melhor:

Sabe esta resposta?
Que motor equipava a versão de produção do Jaguar XJ220?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Há um novo felino britânico na coleção do Museu do Caramulo