Notícias Rafale. «SUV-coupé» da Renault já tem preços para Portugal

Preços

Rafale. «SUV-coupé» da Renault já tem preços para Portugal

As entregas do novo Renault Rafale têm início no verão, mas já é possível encomendar o «SUV-coupé» da marca francesa.

Renault Rafale frente 3/4
© Renault

Sinal dos tempos. O Renault Rafale, um «SUV-Coupé» passa a ser o novo topo de gama da marca francesa, posicionando-se no segmento D, onde já habita o Espace… o SUV de sete lugares (e não o MPV).

O novo Rafale é o primeiro rebento desenhado a 100% sob a supervisão de Gilles Vidal, que assumiu a liderança do design da Renault no final de 2020, vindo da Peugeot.

Assinatura luminosa do Renault Rafale
© Renault

A sua marca faz-se sentir na definição de uma nova «cara», com uma nova assinatura luminosa, feita de elementos de contornos retilíneos.

Apesar da silhueta, com uma linha de tejadilho bastante arqueada, a Renault promete uma generosa oferta de espaço na segunda fila. Anuncia 302 mm de espaço para os joelhos e 880 mm de altura livre. Também a bagageira rivaliza em capacidade com a de muitas carrinhas: 627 l de capacidade.

O interior segue as soluções já vistas em outras propostas da marca, com um ecrã horizontal a servir de painel de instrumentos e um vertical central que dá acesso ao sistema multimédia.

O Rafale em Portugal

O Renault Rafale chega a Portugal apenas com uma motorização híbrida, designada E-Tech full hybrid, que já conhecemos do Austral e Espace. Esta combina um três cilindros com 1,2 l e turbocompressor com 131 cv com dois motores elétricos. Um tem responsabilidades motrizes, com 50 kW (68 cv) e outro faz de gerador com 25 kW (34 cv).

Quando somamos tudo, obtemos 200 cv de potência máxima combinada, ficando por saber qual o binário máximo combinado (tanto o motor de combustão como o motor elétrico declaram 205 Nm cada). A Renault declara ainda uns poupados 4,7 l/100 km e 105 g/km de CO2 para o Rafale em ciclo combinado WLTP.

Há dois níveis de equipamento disponíveis: Techno e Esprit Alpine. O primeiro já inclui jantes de 20″, faróis e óticas traseiras LED, ar condicionado bizona ou cruise control adaptativo.

Novidade Renault antecipa Symbioz. Tudo o que já sabemos do novo SUV híbrido francês

O Esprit Alpine adiciona acabamentos exteriores a preto, para-choques dianteiro específico, bancos desportivos e aquecidos, apoio de braços traseiro engenhoso, volante desportivo com pespontos triplos e Alcantara, portão traseiro elétrico e eixo traseiro direcional (4Control advanced).

Nos opcionais, destaque para o vasto teto panorâmico Solarbay (1470 mm por 1117 mm). Este integra um sistema ativo que pode escurecer, à nossa vontade, os nove segmentos que o compõem. E até o podemos controlar com comandos de voz, via o Google Assistant integrado.

Descubra o seu próximo automóvel:

Quanto custa?

As encomendas para o novo Renault Rafale já abriram, com as primeiras entregas a acontecerem no verão. Os preços arrancam nos 45 mil euros para o nível Techno.

  • Rafale Techno — 45 000 €;
  • Rafale Esprit Alpine — 50 000 €.

A gama será enriquecida até ao final do ano, com uma nova versão híbrida E-Tech 4×4, que além do eixo motriz adicional, vai ser também bem mais potente: 300 cv.

Renault Rafale traseira 3/4
© Renault O nome Rafale tem origem num avião feito apenas com um objetivo: bater recordes.