Notícias Lexus está a desenvolver caixa manual para carros elétricos

Elétricos

Lexus está a desenvolver caixa manual para carros elétricos

A Lexus quer revolucionar a experiência de condução dos elétricos e está a desenvolver uma caixa de velocidades manual revolucionária.

Caixa manual Lexus

A Lexus confirmou que está a desenvolver uma caixa de velocidades manual para veículos elétricos.

O anúncio foi feito na edição deste ano do Fórum Kenshiki, em Bruxelas (Bélgica), onde nós estivemos presentes, durante a apresentação do Lexus Electrified Sport Concept, o protótipo que está na base do sucessor espiritual — 100% elétrico — do Lexus LFA.

A marca nipónica quer reinventar a experiência de condução dos automóveis elétricos e para isso está a testar a possibilidade de usar uma caixa de velocidades manual e um pedal de embraiagem neste tipo de modelos.

A NÃO PERDER: Elétricos com caixa manual «falsa»? Honda é contra
Lexus Electrified Sport Concept
Lexus Electrified Sport Concept

O Lexus Electrified Sport Concept (ainda não tem nome definitivo) é o candidato perfeito a receber esta tecnologia, que já tem vindo a ser testada num protótipo do Lexus UX 300e.

Durante a apresentação a Lexus mostrou um vídeo onde já se pode ver e ouvir (um som artificial que simula as rotações de um motor de combustão interna) esta tecnologia em ação:

“Por fora, este veículo é tão silencioso como qualquer outro veículo elétrico a bateria, mas o condutor pode experimentar todas as sensações de um veículo com mudanças manuais”, explicou Takashi Watanabe, engenheiro chefe da Lexus Electrified.

“Trata-se de um sistema baseado em software, por isso pode ser programado para reproduzir a experiência de condução de diferentes tipos de veículos, permitindo ao condutor escolher a sua preferida”, acrescentou.

LEIAM TAMBÉM: Quatro motores no sucessor do LFA? Entrevistámos Spiros Fotinos, Diretor da Lexus Europa

Como se vê no vídeo, este sistema simula o funcionamento de uma transmissão manual dita convencional, com os movimentos típicos de uma caixa em H e com um pedal de embraiagem, ainda que tudo seja emulado através de um software.

Lexus Electrified Sport Concept
Lexus Electrified Sport Concept

Desta forma, e dependendo da velocidade a que circulamos, das rotações do motor e até da posição do pedal do acelerador, este sistema vai tentar replicar a sensação que temos a mudar de relação num modelo com motor de combustão com caixa manual convencional.

A NÃO PERDER: Lexus surpreende com buggy radical movido a hidrogénio

Recorde-se que a grande maioria dos automóveis elétricos conta com uma caixa com uma só relação, porque na verdade não são necessárias mais.

Enquanto os motores de combustão interna exigem várias relações com diferentes desmultiplicações para manterem o motor no regime ótimo de funcionamento — compreendido entre as 1900 e as 2500 rpm — os motores elétricos produzem uma quantidade consistente de binário seja qual for o regime de rotações.

Lexus Electrified Sport Concept
Lexus Electrified Sport Concept

Quando chega?

A Lexus ainda não confirmou quando é que vamos ver esta tecnologia num modelo de produção, mas confirmou que este sistema pode ser associado à versão de produção do Lexus Electrified Sport Concept, que só deverá aparecer lá mais para o final da década.

Também confirmado está a utilização do Direct4, o novo sistema de tração integral variável para modelos eletrificados da Lexus, e o One Motion Grip, o volante do tipo manche de avião que já vimos ao vivo no Lexus RZ 450e:

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Lexus UX 300e?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o UX 300e, o primeiro elétrico da Lexus. Ficámos convencidos?