Notícias Próximos Lexus RC de estrada e competição estão a ser desenvolvidos ao mesmo tempo

Antevisão

Próximos Lexus RC de estrada e competição estão a ser desenvolvidos ao mesmo tempo

Está prometido um novo Lexus RC de estrada e também de competição, e irá ainda receber uma forte influência do… Toyota GR GT3.

Lexus RC F Performance Package

Nem só de crossovers se faz o futuro da Lexus, com a notícia de que o seu coupé RC, o rival japonês de outros coupés como o BMW Série 4 ou o Audi A5, irá conhecer uma nova geração.

E ficámos a saber que o briefing para a nova geração inclui desde logo também um novo RC GT3 para os circuitos (tomando o lugar do atual RC F GT3), com ambos os RC, de estrada e competição, a estarem a ser desenvolvidos em simultâneo.

O que alimenta esperanças para as qualidades dinâmicas e de performance do futuro coupé, pois vão ser tomadas decisões a montante sobre a sua arquitetura, chassis e aerodinâmica para lhe garantirem, desde logo, bons níveis de competitividade em circuito.

VEJAM TAMBÉM: Esqueçam o V10. Lexus LFA do futuro será 100% elétrico
Lexus RC F GT3
Lexus RC F GT3, 2017

Algo que não aconteceu com a geração atual do RC, como disse David Wilson, presidente da Toyota Racing Development, em declarações à americana Car and Driver, à margem da prova Daytona 500 (ocorrida a 20 de fevereiro de 2022).

Segundo Wilson, o Lexus RC que está à venda não foi desenvolvido a pensar no mundo da competição. O atual RC F GT3 foi concebido a posteriori o que, diz Wilson, comprometeu a sua performance em circuito. O RC F GT3 é mais pesado que os seus rivais e tem uma área frontal superior (o que incrementa a resistência aerodinâmica e prejudica a velocidade máxima).

“Antes de colocares a primeira linha no papel, tu decides que vais pôr esse carro a correr e isso dá forma aos parâmetros de design e de performance desse carro de produção”, avançou David Wilson.

Influência GR GT3

Talvez o aspeto mais intrigante das declarações de David Wilson sejam a proximidade que deverá haver entre o futuro Lexus RC e o protótipo Toyota GR GT3 revelado no início do ano no Tokyo Auto Salon: “é bastante seguro unir os pontos e sugerir que aquilo (Toyota GR GT3) pode ser um percursor do próximo GT3 global da Lexus”.

Toyota GR GT3 Concept
Toyota GR GT3 Concept.

Vimos o protótipo Toyota GR GT3 antecipar um novo carro de competição — do qual deveremos ver um protótipo funcional ainda este ano —, mas que deixou no ar mais perguntas do que respostas.

Trata-se de um coupé equipado com um motor de combustão, sem estar relacionado com nenhum modelo atual de produção da Toyota ou da Lexus. O que deu azo a rumores de que poderia estar a antecipar também um futuro modelo de produção para a família de desportivos da Gazoo Racing. Afinal, todos os modelos que participam nos campeonatos GT3 derivam, obrigatoriamente, de um modelo de produção.

Toyota GR GT3 Concept
Toyota GR GT3 Concept.

Agora, com estas declarações de David Wilson, que disse ainda que deveremos ver o novo Lexus RC GT3 “num par de anos”, o protótipo GR GT3 ganha novo protagonismo, podendo ser o ponto de partida para mais do que um modelo nos próximos anos — fica por saber, quando em concreto.

Fonte: Car and Driver