Notícias A6 Avant e-tron concept. Continuará a haver carrinhas no futuro elétrico da Audi

Apresentação

A6 Avant e-tron concept. Continuará a haver carrinhas no futuro elétrico da Audi

Com a berlina elétrica A6 e-tron prevista chegar em 2023, a Audi antecipa agora a carrinha, a A6 Avant e-tron concept.

Audi A6 Avant e-tron concept

A eletrificação na Audi continua de vento em popa — o último modelo com motor de combustão deverá ser lançado em 2025 — e depois dos SUV e berlinas, a marca dos anéis antecipa a sua primeira carrinha 100% elétrica, a Audi A6 Avant e-tron concept.

Desde 1977 que a Audi conta com uma carrinha no segmento E, onde habita o A6, e essa aposta é para manter mesmo com a transformação para a mobilidade elétrica da marca de Ingolstadt e da própria indústria.

A A6 Avant e-tron concept surge praticamente um ano depois da Audi ter mostrado a berlina A6 e-tron, também como protótipo, no Salão de Xangai.

A NÃO PERDER: Fim da linha. Depois do A1, também o Audi Q2 não terá sucessor

Visual «familiar»

Baseada na nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), a Audi A6 Avant e-tron concept apresenta-se com 4,96 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,44 m de altura, ligeiramente mais comprida e larga que a A6 Avant a combustão e em comercialização.

Como seria de esperar, as grandes diferenças da A6 Avant e-tron concept relativamente à berlina concentram-se no volume traseiro.

E tal como na berlina, houve um cuidado especial com a otimização aerodinâmica — Cx (coeficiente de resistência aerodinâmica) de apenas 0,24, apenas 0,02 mais que os 0,22 da berlina —, que se traduziu também num conjunto de linhas elegantes e fluídas.

De resto, a carrinha adota a mesma estética e elementos do A6 e-tron visto o ano passado, ainda que se note algumas diferenças no tratamento dado à Singleframe (agora tapada) e aos elementos que a ladeiam.

Como aconteceu com a berlina, a Audi também decidiu não mostrar qualquer imagem do interior.

Iluminação em destaque

Também «herdado» do protótipo que vimos em 2021 foi todo o sistema de iluminação, com a A6 Avant e-tron concept a recorrer à mesma tecnologia Digital LED Matrix para os faróis dianteiros e OLED digital para a faixa luminosa atrás.

Estas duas tecnologias oferecem novas possibilidades em iluminação. Os faróis dianteiros permitem, por exemplo, transformar uma parede num ecrã de projeção.

Enquanto os elementos óticos traseiros podem ser mais finos do que são hoje e permitem novas opções de personalização da assinatura luminosa, assumindo uma arquitetura tridimensional que permite que a iluminação dinâmica ganhe um efeito 3D.

Por fim, ainda no campo da iluminação, e tal como no A6 e-tron concept, há vários projetores LED de alta resolução espalhados pela carroçaria.

Três destes estão posicionados em cada um dos lados da A6 Avant e-tron concept e podem projetar vários tipos de mensagem no chão quando as portas são abertas. A estes juntam-se outros quatro, um em cada canto da carroçaria, que projetam sinais de direção no asfalto.

Os números da Audi A6 Avant e-tron concept

Não é só no capítulo visual que a Audi A6 Avant e-tron concept se aproxima do protótipo que vimos no Salão de Xangai de 2021; no capítulo mecânico são idênticos.

Audi A6 Avant e-tron concept

O protótipo alemão apresenta-se com dois motores elétricos — um por eixo, garantindo tração às quatro rodas — que debitam um total de 350 kW de potência (476 cv) e 800 Nm. Potência suficiente para cumprir os 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos.

Já no campo da autonomia, a Audi aponta para os 700 km em ciclo WLTP, graças a uma bateria que tem uma capacidade à volta de 100 kWh.

Audi A6 Avant e-tron concept

Contudo, o melhor mesmo é a velocidade de carregamento. A plataforma PPE integra tecnologia de carregamento de 800 V, permitindo carregamentos até 270 kW.

Isto significa que, num posto de carregamento apropriado, em apenas 10 minutos podemos «ganhar» 300 km de autonomia e em menos de 25 minutos é possível ir dos 5% aos 80% de carga.

Quando chega?

Sabemos que o Audi A6 e-tron, a berlina, chega em 2023 e até já foi apanhado em testes de estrada, como as fotos-espia que publicámos o demonstram.

A Audi A6 Avant e-tron de produção, tal como este concept, deverá tardar mais um ano ou perto disso, ou seja, apenas em 2024.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2