Toyota GR GT3 Concept tem futuro nas pistas, mas terá também como desportivo?

Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Tokyo Auto Salon 2022

Toyota GR GT3 Concept tem futuro nas pistas, mas terá também como desportivo?

Pensado para a categoria GT3, o Toyota GR GT3 Concept põe no ar a possibilidade de um novo desportivo de topo para a «família GR».

Além do GRMN Yaris, há outro «chamariz» no espaço da Toyota na edição deste ano do Tokyo Auto Salon: o Toyota GR GT3 Concept.

Completamente independente dos modelos que já conhecemos da Toyota, este protótipo antecipa a aposta da marca japonesa na categoria GT3 dos campeonatos de endurance, como o WEC.

De acordo com a Toyota, o GR GT3 Concept resulta “do desejo de oferecer carros atrativos a quem pretende competir na categoria GT3”. Contudo, há um «pormenor» do qual a Toyota parece ter-se esquecido e que vem alimentar as esperanças de qualquer petrolhead.

LEIAM TAMBÉM: Do SUV elétrico bZ4X ao coupé desportivo GR86: o 2022 da Toyota promete
Toyota GR GT3 Concept

É que todos os concorrentes da classe GT3 são baseados em carros de estrada, como comprovam os Porsche 911 GT3, Mercedes-AMG GT, Aston Martin Vantage AMR ou o Bentley Continental GT que correm nessa categoria.

Tendo isto em conta, não nos admirávamos que o Toyota GR GT3 Concept fosse o primeiro «esboço» para um novo desportivo da Toyota Gazoo Racing, uma espécie de «navio almirante» de uma gama que já conta com os GR Yaris, GR 86 e GR Supra.

Foco nas pistas

Apesar dessa possibilidade, o foco do GR GT3 Concept está, sem sombra de dúvidas, nas pistas. A prová-lo estão as jantes com porca de aperto central, os travões XXL, o splitter dianteiro, as muitas entradas e saídas de ar, e a enorme asa o difusor traseiros.

A ajudar a aumentar o impacto visual temos ainda as saídas de escape colocadas atrás das rodas dianteiras, um longo capô e uma assinatura luminosa que não passa despercebida. Na dianteira esta é composta por faróis bipartidos enquanto na traseira temos uma faixa LED que se estende a toda a largura deste protótipo.

Infelizmente, apesar de ter revelado o Toyota GR GT3 Concept, a marca japonesa não revelou quaisquer detalhes técnicos acerca deste. Por isso mesmo teremos de esperar para saber que motor se «esconde» por baixo do seu longo capô.

Sabe responder a esta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Toyota Paseo?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?

Mais artigos em Notícias