Notícias Sabes quantos Lamborghini Aventador já foram produzidos?

Marco

Sabes quantos Lamborghini Aventador já foram produzidos?

Lançado em 2011, o Lamborghini Aventador alcançou agora um novo marco na sua história. Fazes ideia de quantos foram produzidos nos últimos nove anos?

Lamborghini Aventador S

Longe de ser um modelo acessível ou destinado às massas, o Lamborghini Aventador atingiu agora um marco de produção pouco comum no universo dos superdesportivos.

Originalmente lançado em 2011 (parece que foi ontem, não parece?) o superdesportivo transalpino alcançou agora a marca das 10 mil unidades produzidas.

E se é verdade que parece um número reduzido face, por exemplo, à marca das 500 mil unidades já produzidas do Nissan Leaf, a verdade é que tratando-se de um superdesportivo é um número realmente impressionante.

VÊ TAMBÉM: Essenza SCV12. O “monstro” da Lamborghini exclusivo para as pistas
Lamborghini Aventador 10 mil
Aqui está a unidade 10 mil do Lamborghini Aventador.

Quanto ao 10 000º exemplar, este consiste num Lamborghini Aventador SVJ Roadster, pintado na cor Grigio Acheso (cinzento) com um interior num vistoso Rosso Mimir (vermelho). O seu destino? A Tailândia.

Uma (breve) história do Aventador

Lançado em 2011, o Lamborghini Aventador surgiu na senda de modelos icónicos equipados com motores V12 como o Miura, o Countach, o Diablo ou o Murciélago.

Tendo isto em conta não é de estranhar que o primeiro Aventador, o LP 700-4, contasse com um V12 desenvolvido especialmente para si com 700 cv às 8250 rpm que lhe permitia cumprir os 0 aos 100 km/h em 2,9s e atingir os 350 km/h.

Em 2012 a gama do Aventador viu chegar a versão Roadster e em Genebra ficámos a conhecer o Aventador J, um speedster único que abdicava do pára-brisas e do tejadilho mas mantinha o V12 com 700 cv.

Lamborghini Aventador J
Lamborghini Aventador J.
VÊ TAMBÉM: Lamborghini Sián Roadster. Acabado de revelar e já… esgotou

Já em 2016 foi altura de a Lamborghini usar o Aventador para homenagear o Miura, criando o Aventador Miura Homage, uma série especial limitada a 50 unidades. Nesse mesmo ano ficámos ainda a conhecer o Aventador S.

Entre as novidades contava-se um visual revisto (e mais aerodinâmico), uma suspensão redesenhada e um V12 com 6.5 l e 740 cv. Já em 2018 foi altura de o Aventador SVJ se dar a conhecer.

VÊ TAMBÉM: É oficial: a Lamborghini não vai regressar aos salões automóveis

Limitado a 900 unidades e com um V12 capaz de debitar 770 cv e 720 Nm, este tornou-se no carro de produção mais rápido no Nürburgring e contava com a companhia da ainda mais exclusiva versão SVJ63, comemorativa do ano de fundação da marca, e que ficou limitada a 63 unidades.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Lamborghini LM002?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lamborghini LM002. O «touro indomável» de Sant’Agata Bolognese